Domingo, 28 de abril de 2024 - Email: [email protected]




Escritório de contabilidade suspeito de fraudar Seguro-Desemprego é alvo da PF em Rondônia

Ao todo, três mandados de busca e apreensão foram cumpridos. Sócio do escritório inseria informações falsas na Carteira de Trabalho e Previdência Social de empregados e em outros documentos.



- Advertisement -
PF deflagra operação em escritório de contabilidade que fraudava Seguro Desemprego em RO — Foto: Divulgação/PF

Um escritório de contabilidade de Ji-Paraná (RO) foi alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) na manhã de terça-feira (9). De acordo com a PF, o escritório é investigado por usar meios fraudulentos para conseguir a liberação de benefícios sociais. Ao todo, três mandados de busca e apreensão foram cumpridos.

Segundo a PF, as investigações tiveram início em junho de 2020. Na época, os policiais descobriram que um dos sócios do escritório inseria informações falsas na Carteira de Trabalho e Previdência Social de empregados e em outros documentos.

Com as informações falsas inseridas, ele conseguir fraudar o recebimento de benefícios previdenciários, como o Seguro-Desemprego e Pensão por Morte, além de conseguir elevar o cálculo do valor dos benefícios previdenciários fraudados, “mediante o aumento salarial nos último três meses do vínculo empregatício”.

Um dos casos identificados pela PF indica que o prejuízo aos cofres públicos gira em torno de R$ 150 mil em relação ao Seguro-Desemprego.

De acordo com a Polícia Federal, os investigados podem responder pelos crimes de obtenção de vantagem ilícita em prejuízo do INSS e associação criminosa. Somadas, as penas passam de 10 anos de prisão.

Operação Fraudatus

PF indica que o prejuízo aos cofres públicos gira em torno de R$ 150 mil em relação ao Seguro-Desemprego.

A operação foi batizada de “Fraudatus”, palavra que significa ‘fraudados’ em latim. Ela foi escolhida pelo fato de a empresa investigada ter fraudado o Seguro-Desemprego por meio de diversas contratações de funcionários, com posterior demissão, apenas com a finalidade de receber o benefício e em seguida recontratando os funcionários ou contratando novos e repetindo o procedimento.

 VEJA MAIS 

https://segundonews.com.br/valores-do-seguro-desemprego-foram-reajustados-veja-as-regras/


Últimas Notícias





Veja outras notícias aqui ▼