As expectativas para a colheita da soja no estado de Rondônia em 2023, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), é de que a colheita deste ano deva alcançar 1,7 milhões de toneladas.
Cacoal (RO), está entre os quatro maiores produtores da oleaginosa no estado. Conforme especialistas, este ano, o cultivo do grão ocorreu em condições climáticas favoráveis, com chuvas regulares o que favoreceu o desenvolvimento do grão.
A produção total de é projetada em 3,29 milhões de toneladas, um aumento de 5,7% e o município de Cacoal é um dos que mais tem investido em tecnologia para a preparação do solo, plantio e colheita, além do armazenamento, que segue recomendações rigorosas.
Com a alta procura do produto no mercado internacional, a soja vem ganhando cada vez mais destaque e tem ainda, atraído interesses de investimento por parte de grandes empresas do agronegócio.
O Segundo News foi em busca de algumas informações. Através do Governo do Estado, foi possível apurar que, o maior causador do atual sucesso vivido em relação a soja, vem dos investimentos feitos pelos produtores em tecnologias e novas técnicas de manejo, que aumentam a produtividade e diminuem os impactos ambientais.
Os principais municípios produtores de soja em Rondônia são:
Vilhena,
Cacoal,
São Miguel do Guaporé e
Rolim de Moura.
Juntos, os quatro municípios correspondem a cerca de 70% da produção estadual. A informação é da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e outras fontes de informação, como Emater/RO e G1.
Outras Notícias
A saga da soja no Brasil: como o grão dominou as lavouras do país