A acne, uma condição comum da pele, principalmente em jovens e adolescentes, pode ser agravada pelo consumo de determinados alimentos. Doces, bebidas açucaradas e guloseimas feitas com farinha branca são alguns dos itens listados como prejudiciais para a pele por provocarem espinhas, cravos e poros dilatados.
Alimentos que podem piorar as espinhas e cravos
Em vídeo, a dermatologista Marina Hayashida revela quais são os alimentos comprovados cientificamente como causadores de espinhas e cravos, sobretudo em quem tem predisposição para acne.
Os primeiros itens citados não são novidade para ninguém, o açúcar refinado, presente em chocolates e doces em geral, segundo a especialista piora a acne em pessoas predispostas. A especialista aponta também que o leite, tanto o integral quanto o desnatado, pode piorar o quadro dermatológico. Ela alerta ainda que em alguns casos, o desnatado pode ter um efeito ainda pior do que o integral.
Sendo assim, Hayashida relaciona que os suplementos derivados do soro do leite, como o whey protein, também podem piorar as espinhas. “O whey protein, em muitas pessoas, por conta desse mesmo mecanismo do leite, também pode piorar e agravar a acne”, diz a especialista. Uma alternativa seria substituir por proteínas veganas ou da carne.
“Além disso, o exagero em qualquer alimento que tenha alto índice glicêmico, ou seja, carboidratos refinados, também pode piorar bastante as suas espinhas. Ou seja, o excesso de batata (principalmente a frita), de massas, de arroz branco… Todos eles também podem, sim, piorar o aspecto da pele”, alerta Hayashida.
E especialista afirma que não é preciso eliminar totalmente esses alimentos da dieta, mas consumir com moderação, pois é importante para quem tem predisposição a espinhas, cravos e poros dilatados, evitar o consumo exagerado.