Uma doença transmitida por meio da mordedura do morcego hematófago, que se alimenta de sangue, a raiva é causada por um vírus que afeta predominantemente os mamíferos, em sua grande maioria, na área rural.
No início dessa semana, a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado (Idaron) identificou novos focos de raiva animal em Rondônia, sendo eles nas cidades de Machadinho d’Oeste e Pimenta Bueno.
Coletas do sangue e outros materiais dos animais com suspeita da doença foram enviados para análises fora do Estado e comprovaram que de fato os animais morreram vítimas da doença.
Desde o início deste ano, sete casos de raiva já foram comprovados no Estado e segundo a veterinária do Idaron de Cacoal, Damares Oliveira, os principais sistemas que um animal, que pode estar contaminado com raiva, apresenta são: se isolar do rebanho e andar em círculos insistentemente, uma vez que a coordenação motora é totalmente afetada, como se o animal desaprendesse a caminhar.
Após as comprovações, medidas sanitarias foram adotadas em um raio de 12 km da área do foco e 136 propriedades rurais receberam a visita dos servidores do Idaron, que vem monitorando os animais.