Nesta terça-feira aconteceu a reunião das comissões temáticas da Câmara Municipal de Vereadores e a pauta foi o projeto de Lei 01/2023, de autoria do Poder Executivo, no qual o prefeito Adailton Fúria pede a aprovação de tarifa zero para o transporte coletivo no município, em princípio cobrindo o trajeto Cacoal/Riozinha e vice-versa, mas deixando em aberto a possibilidade de extensão desse benefício também à população de outros bairros da cidade.
Além dos vereadores, representantes do Executivo e do Legislativo, estiveram presentes à reunião com o objetivo de sanar as dúvidas dos vereadores. Pelo lado do Executivo, estiveram presentes o procurador Walter Matheus Bernardino e Silva, representando a Procuradoria Geral do Município e o secretário adjunto de trânsito, Paulo Diniz. Pelo lado do Legislativo, estiveram presentes a Procuradora Geral, Talânia Lopes e o procurador concursado da Câmara, Abdiel Afonso Figueira. Esses representantes do Executivo e do Legislativo levaram aos vereadores informações técnicas sobre o projeto.
O principal esclarecimento foi em relação à cobertura do serviço, com tarifa zero, se alcançaria apenas o trajeto Cacoal/Riozinho e vice-versa, ou se também estender-se-ia a outros bairros do município, uma vez que o projeto deixava subentendido abranger a todo o município.
Após as discussões, os vereadores Valdomiro Corá (Corazinho) e Lauro Garçom pediram alguns momentos de vista para propor emenda referente ao itinerário dos quatro ônibus que irão atender a população ne Cacoal e seus distritos, “sem limitação de usuário”, conforme frisou Corá.
Em seguida, o Projeto seguiu para deliberação e ficou acertado que, em relação aos bairros e demais localidades a serem atendidas, as discussões irão prosseguir na quarta-feira, conforme explicou o vereador Paulinho do Cinema. Após acordo entre os vereadores, ficou definida uma sessão pública que irá ocorrer às 20 horas desta quarta-feira, na Escola Celso Ferreira da cunha, localizada no Distrito do Riozinho, aberta à participação da população.
A reunião contou com a participação dos vereadores Zivan Almeida, Paulo Henrique, Romeu Moreira, Toninho do Jesus, Ezequiel Câmara, Luiz Fritz e Magnison Mota.