O Brasil vem enfrentando uma onda de calor nesta semana e, somado a isso, uma série de queimadas — muitas delas criminosas —, que emitem substâncias tóxicas, contribuindo para o mal-estar no cenário de ar seco e com baixa umidade.
Essa combinação de fatores pode afetar a saúde de uma maneira geral, sobretudo doenças respiratórias. Pensando em diminuir os efeitos da secura, alguns alimentos podem aumentar a hidratação e colaborar para um sistema imunológico mais forte.
No entanto, a nutricionista e professora Beatriz Tenuta ressalta que, mesmo com uma alimentação saudável, o mais indicado nesta situação é beber água ao longo do dia para se manter hidratado. “Não espera ter sede para beber água. [O ideal] é manter o corpo hidratado o máximo de tempo possível”, afirma.
A profissional, que indicou os alimentos a seguir, diz que consumi-los não vai impedir algum eventual adoecimento, mas pode diminuir as chances.
O que comer
Frutas em geral. Se possível, dê preferência a frutas que contenham água, por exemplo, melancia, laranja, melão e mexerica. Legumes e verduras também contribuem para uma alimentação saudável. Segundo a nutricionista, saladas frescas é uma boa opção. “Esses alimentos não precisam ter horários fixos. Pode consumi-los ao longo do dia inteiro”, sugere.
O que evitar comer
Não há nenhuma restrição específica, mas alguns alimentos podem ser evitados. Por exemplo, comidas gordurosas, que exigem uma energia maior para digestão. E refeições que são consumidas em temperatura quente, como sopas.