A Universidade Federal de Rondônia (UNIR), que conta com cerca de 10 mil acadêmicos, está recebendo ações de eficiência energética executadas pela Energisa Rondônia em um investimento de R$ 288 mil.
Por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE), serão substituídas no campus de Porto Velho 1.350 lâmpadas comuns por outras de LED, que são mais econômicas, trocados 10 aparelhos de ar-condicionado e dois frigobares. Estes equipamentos elétricos serão substituídos por modelos mais modernos e econômicos.
Além disso, serão instalados 42 painéis solares, que vão permitir a geração de energia solar na instituição de ensino. Com as medidas de eficiência energética implementadas, a previsão é que a UNIR economize, ao longo do ano, 346,34 MWh, garantindo uma redução de 13,46% do consumo de energia elétrica da instituição.
“A UNIR é um importante centro de pesquisa e desenvolvimento científico de Rondônia e vários dos nossos colaboradores passaram pelos bancos da universidade e hoje são profissionais que contribuem diretamente para que a sociedade tenha mais qualidade de vida. Por meio do PEE, conseguimos garantir a geração da energia sustentável dentro da universidade e também uma economia financeira”, afirma a analista dos trabalhos da Energisa Rondônia, Camila Teixeira.
Nos cinco anos de Energisa em Rondônia, já foram investidos R$ 54 milhões no PEE (Programa de Eficiência Energética), por meio de 65 projetos. Nestes projetos, já foram substituídas quase 3 mil geladeiras e 90 mil lâmpadas, promovendo o uso eficiente da energia.