Os militares da Ucrânia disseram no domingo (9) que destruíram um dos mais novos e avançados caças russos em um ataque de drone contra uma base militar no interior da Rússia.
O caça Sukhoi Su-57, apelidado de “Criminoso” pela OTAN, foi atingido na pista de uma base aérea na região de Astrakhan, a quase 600 quilômetros das linhas de frente do combate, de acordo com a agência de inteligência de defesa da Ucrânia.
A agência postou fotos de satélite em seu canal Telegram para apoiar sua afirmação, escrevendo: “As imagens mostram que em 7 de junho, o Su-57 ainda estava intacto, mas em 8 de junho, crateras da explosão e focos de incêndio distintos surgiram perto como resultado dos danos causados pelo fogo”.
O Su-57 é um caça supersônico bimotor de quinta geração e foi visto como a resposta de Moscou aos jatos stealth ocidentais, como o F-22 Raptor da Força Aérea dos EUA.
Mas o seu desenvolvimento, que começou em 2002, segundo os militares dos EUA, tem sido lento, e um Su-57 caiu durante um voo de teste em 2019. Os militares russos receberam o seu primeiro Su-57 em 2020, de acordo com um relatório da agência de notícias estatal TASS, que afirmou que o jato foi “testado” anteriormente em condições de combate na Síria em 2018.