Em cumprimento ao Plano Estratégico de Rondônia, que no setor de turismo projeta aumentar em 20% o fluxo de turistas e taxa de ocupação dos hotéis e pousadas, o governo de Rondônia por meio da Superintendência Estadual de Turismo – Setur concluiu o 1º Encontro de Gestores Municipais de Turismo de Rondônia. O encontro ocorreu no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho e teve a participação de secretários, interlocutores e representantes regionais.
Os programas de fomento ao turismo, Rondônia para todos, Viaja mais Servidor, Aqui tem turismo e o Viva Rondônia, são os principais investimentos do Estado, segundo o governador Marcos Rocha. “O eixo turístico é um impulsionador da economia rondoniense. Nossa meta é trazer mais turistas para apreciar nossas belezas naturais, nossa população e nossa comida”, pontuou.
A interlocução, na qual a Setur alcançou durante as reuniões do encontro de gestores municipais, foi apontada pelo secretário da pasta, Gilvan Pereira Junior, como fundamentais para orientar o planejamento de uma pauta de desenvolvimento de turismo. “O governo do Estado não vai alcançar as metas de turismo sozinho. Os gestores municipais estão na ponta e conhecem as potencialidades do seu município. O encontro foi importante para que eles tenham o olhar técnico para desenvolver gestão compartilhada com todos os atores da sua região”, enfatizou.
PONTOS TURÍSTICOS
Além da articulação da Setur, a capacitação e troca de experiências durante os dias de encontro, teve a participação de 40 secretários municipais ou representantes das cidades, a Federação do Comércio do Estado de Rondônia – Fecomércio e a Empresa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia – Emater, que ministraram palestra sobre turismo rural. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae apresentou aos presentes; estatísticas de turistas que chegam a Rondônia para atividades econômicas ou de lazer.
A interatividade junto aos munícipes marcou segundo os presentes, o início dos trabalhos em conjunto para aprimorar o turismo em todo o Estado. Serão ainda desenvolvidas ações; como capacitação pelo Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia – Idep , cursos de guias de turismo, projetos dentro de instituições de ensino, campanhas de promoção de publicidade turística, entre outros.
Segundo o Portal Invest Rondônia, as sete regiões turísticas estaduais, compostas por 25 municípios têm expectativa anual de receber mais de 250 mil turistas, que movimentam lucro acima de R$ 150 milhões.