Começou quarta-feira (22) e termina nesta quinta-feira, 23, a 11ª Conferência Municipal de Saúde. Hoje o evento está acontecendo no auditório do Centro Universitário São Lucas Ji-Paraná, com o tema “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia!”.
“O objetivo da conferência é avaliar a situação da Saúde do município. Assim, podemos sugerir melhorias nas políticas públicas para os próximos anos. As propostas ajudarão a formar a base para que o governo federal monte as estratégias para o setor”, explicou Maria Edenite de Aquino Barroso, secretária da Semusa.
A Abertura ocorreu na noite de ontemn, com a cerimônia oficial ocorrento no período das 19h30 às 22 horas, ocasião em que fez-se a composição da mesa de autoridades, além de um momento eclesiástico e uma palestra de abertura com a Dra. Josiane Alessandra Mariano Rossi, Promotora de Justiça do Ministério Público de Rondônia (MPRO).
Nesta quinta feira a Conferência teve início às 08 horas com um momento cultural. Durante a manhã, estão sendo trabalhadas palestras com os temas dos quatro eixos definidos pelo Ministério da Saúde: “O Brasil que temos. O Brasil que queremos; O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia e Amanhã será outro dia para todos e todas”.
Ao meio dia, acontece um sorteio de brindes, seguido de um almoço com os participantes. O encontro ainda contará com a distribuição dos grupos de trabalho e apresentação das propostas, eleição dos delegados que representarão Ji-Paraná na Conferência Estadual de Saúde, discurso de encerramento e um novo sorteio de brindes.
A conferência tem como público-alvo os profissionais da Saúde e também a população em geral, ou seja, para todos que tenham interesse em participar do debate. A Conferência Municipal antecede à etapa estadual, que será realizada do período de 29 a 31 de maio, e a nacional, marcada para acontecer entre 2 e 5 de julho.
Segundo o documento orientador do Ministério da Saúde (MS), as conferências municipais, estaduais e nacional acontecem a cada quatro anos. Elas devendo ser realizadas no primeiro ano de cada governo federal, reunindo profissionais da área, cidadãos e cidadãs pela defesa da garantia de direitos, em atenção às necessidades da sociedade.