Domingo, 24 de novembro de 2024 - Email: [email protected]




Telescópio James Webb encontra a galáxia mais antiga e mais distante conhecida

Astrônomos buscam entender como os gases, as estrelas e os buracos negros se comportavam nos primórdios do universo



- Advertisement -
JADES-GS-z14-0 é a galáxia mais antiga e mais distante já registrada
NASA, ESA, CSA, STScI, Brant Robertson (UC Santa Cruz), Ben Johnson (CfA), Sandro Tacchella (Cambridge), Phill Cargile (CfA)

telescópio espacial James Webb da Nasa conseguiu capturar registros de uma galáxia formada apenas 290 milhões de anos após o Big Bang, se tornando a galáxia mais antiga e mais distante conhecida pelos astrônomos.

A galáxia JADES-GS-z14-0 não apenas bateu o recorde de distância e de idade, mas também demonstrou outra particularidade: ela é extremamente brilhante, e por isso pode ser observada mesmo estando tão longe.

De acordo com os cientistas, essa luz vem, principalmente, de estrelas jovens, o que indicaria que a galáxia tem centenas de milhões de vezes a massa do nosso Sol.

Este fato levantou uma questão para os pesquisadores: como a natureza foi capaz de criar uma galáxia tão brilhante, massiva e grande em menos de 300 milhões de anos?

Ao longo dos últimos dois anos, o telescópio James Webb foi usado para explorar o que os astrônomos chamam de Aurora Cósmica — o período no qual nasceram as primeiras galáxias algumas centenas de milhões de anos após o Big Bang — com o programa JWST Advanced Deep Extragalactic Survey (JADES).

Essas galáxias podem fornecer informações essenciais para entender como os gases, as estrelas e os buracos negros se comportavam nos primórdios do universo.

As observações da JADES-GS-z14-0 também parecem indicar a presença de gás ionizado na forma de linhas brilhantes de emissão de hidrogênio e oxigênio — e isto indica que múltiplas gerações de estrelas massivas já viveram (e morreram) antes de conseguirmos observá-las na galáxia.

Esses dados mostram que a galáxia mais antiga já observada por nós difere dos modelos teóricos e das simulações de computadores que tentam adivinhar como era o início do universo.

Telescópio James Webb captura imagem da estrela mais distante já vista

 

 



Últimas Notícias





Veja outras notícias aqui ▼