O valor do prejuízo inclui tanto consumidores quanto empresas em compras feitas nesta semana, entre 5 e 9 de agosto.
Ainda segundo a Serasa Experian, no período, mais de 217 mil fraudes podem ser evitadas.
Se for considerado só o fim de semana do Dia dos Pais, nos dias 10 e 11 de agosto, a estimativa é de que sejam detectados 93 mil casos de fraude.
Neste caso, o prejuízo pode chegar a R$ 520 milhões.
Cuidado redobrado
Tendo em vista a data comemorativa, portanto, os cuidados contra golpes devem ser redobrados, como aponta o diretor de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha.
“O consumidor precisa ficar atento a ofertas muito atrativas, porque podem acabar em golpes. Em posse de informações pessoais, como CPF, e-mail e fotos, os golpistas podem ter acesso a contas bancárias e fazer transações em benefício próprio. E a vítima, muitas vezes, só descobre quando o prejuízo já foi causado e tem o nome negativado”.
Dicas de prevenção aos consumidores
Os especialistas da Datatech destacam ações essenciais para não cair em golpes na hora de comprar o presente de Dia dos Pais.
Uma dica essencial é garantir que informações pessoais, como o documento e dados do cartão, estejam seguras e com senhas fortes para acesso nas plataformas em que estão disponíveis.
Além disso, vale desconfiar de ofertas com preços muito abaixo do mercado. Os especialistas apontam que é comum que os criminosos usem nomes de lojas online conhecidas para tentar invadir o computador.
No mesmo sentido, links recebidos em grupos de mensagens de redes sociais devem ter atenção especial. Eles também podem ser fraudulentos, levando a páginas não seguras.
Com isso, só devem ser constatadas informações pessoais, como dados de cartão, se o consumidor tiver certeza de que está em um ambiente seguro.
Por fim, para garantir a possibilidade de resolução em caso de golpe, é válido que os consumidores frequentemente monitorem a situação do próprio CPF para certificar que não foram vítimas de fraude.
Dicas de prevenção às empresas
Para oferecer uma experiência segura ao cliente, os especialistas em tecnologia preventiva apontam que as empresas devem adotar a combinação de big data, analytics e soluções automatizadas contra fraudes.
Com isso, é válido que as companhias mantenham o cadastro dos consumidores atualizado. Com ele, é possível checar tentativas de fraude pela divergência de dados do cliente na comparação com a base de dados registrada.