A BETA Technologies e a Blade Air Mobility firmaram uma parceria para criar uma solução mais eficiente e sustentável que os helicópteros para o transporte urbano. Esta semana a dupla conseguiu realizar pela primeira vez um voo usando o ALIA-250, um eVTOL com potencial para ser usado no futuro como táxi aéreo.
A aeronave 100% elétrica decolou do Aeroporto de Westchester County e voo sobre a área metropolitana de Nova York. Por segurança, um helicóptero acompanhou o início do voo de perto.
A demonstração ocorreu sem problemas e, segundo o CEO da Blade, Rob Wiesenthalm, foi um marco histórico para a indústria americana de mobilidade aérea urbana.
Mais detalhes sobre o ALIA-250
- O desenvolvimento da aeronave começou há três anos.
- Além de não emitir poluentes, o modelo gera muito menos ruído que um helicóptero comum.
- O ALIA-250 pode transportar até seis ocupantes.
- Números de autonomia e desempenho ainda não foram divulgados pela fabricante.
Antes de conseguir autorização para voar sobre Nova York, o ALIA-250 passou por testes com pilotos da Força Aérea americana e teve que cumprir uma série de exigências. Outro passo importante antes da novidade decolar para uso comercial é conseguir o sinal verde da FAA, o órgão que regula a aviação nos EUA.
A Blade planeja comprar pelo menos 20 aeronaves elétricas da BETA para iniciar o seu próprio serviço de táxi aéreo comercial nos EUA. Já a BETA se comprometeu a fornecer e instalar “infraestrutura de carregamento em locais importantes”.