Na noite desta quarta-feira, 19, o prefeito de Cacoal, Adailton Fúria, fez um pronunciamento público, em transmissão ao vivo, para informar sobre as dificuldades enfrentadas pelo município na área de saúde pública em decorrência de um surto de gripe.
De acordo com o prefeito, há uma sobrecarga maior no Pronto Socorro Infantil, com um aumento significativo de crianças atendidas, não apenas de Cacoal, mas também de municípios da região que vem àquela unidade de saúde. Esse fluxo maior de contágio afeta também o Hospital Materno Infantil, o Hospital de Pronto Atendimento e as Unidades Básicas de Saúde.
Durante sua fala, o prefeito pediu paciência à população, especialmente em relação às reclamações quanto ao tempo de atendimento no atendimento médico, afirmando que toda a região vive momentos críticos em razão do surto gripal, com implicações e transtornos maiores às crianças, algumas delas apresentando quadro clínico um pouco avançado e que necessita de maiores cuidados.
Além dos atendimentos de rotina, há casos de crianças que necessitam de atendimento em UTI, nos casos em que a gripe evolui para uma situação mais aguda, com prometimento das funções pulmonares e pneumonia.
Demora no atendimento e classificação de riscos
O prefeito Adailton Fúria falou sobre as reclamações de pais e mães de crianças em relação a eventuais demoras no atendimento. Ele contou que hoje o Pronto Socorro Infantil atende mais de 250 crianças, gerando sobrecarga do sistema, mas é preciso que os pais compreendam esse momento e não criem situações de conflitos com médicos e enfermeiros, que já estão à beira da exaustão e tem protocolos a cumprir, como é o caso de dar prioridade a pacientes em situação crítica e que necessitem de atendimento de emergência.
“Há casos de pais ou mães que demoram levar os filhos ao hospital, mas quando chegam lá, exigem um atendimento imediato, não compreendendo a situação de outros pacientes em situação de risco, cujo atendimento merece uma maior atenção da equipe médica”, afirmou.
Revisão médica, direito do paciente
O prefeito Adailton Fúria afirmou que o município trabalha para melhorar o atendimento à população e disse que acompanhado o esforço da direção do Pronto Socorro Infantil, assim como de outras unidades de saúde, em dar o melhor de si para atender bem a todos os pacientes. “Nossa prioridade é responder às críticas em relação a procedimentos, pois os pais dessas crianças têm direito a uma segunda opinião médica. Qualquer pai ou responsável por algum paciente pode procurar a direção do hospital e até mesmo a mim como prefeito, que teremos a maior boa vontade em buscarmos a solução. Agora reclamações em relação à demora, principalmente quando se busca priorizar os casos mais graves, não achamos justo”, disse.
Incompreensões e ofensas injustas à equipe médica só piora a situação
O prefeito Adailton Fúria afirmou que é muito importante a colaboração da população, pois apesar de todos os seus esforços em segurar os melhores profissionais possíveis, não sabe até quando isso será possível. Ele conta que tanto o Pronto Socorro Infantil, como o Materno Infantil, conta com uma equipe dedicada. “Temos profissionais extremamente competentes, mas que são seres humanos, como todos nós, e diante de pressões, muitos deles podem perder a motivação e preferir não trabalhar mais para o município”.
Fúria explicou que fica triste quando vê pessoas irem às redes sociais para criticar a equipe médica e em vez de procurar um diálogo e a solução para as suas dificuldades, preferem levar sua insatisfação a programas de TV ou ficar postando uma série de ataques aos profissionais nas redes sociais. O prefeito diz entender o direito de as pessoas buscarem o melhor atendimento possível, mas às vezes seria bem mais fácil procurar a direção do hospital ou levar o caso ao conhecimento da administração municipal.
Concorrência de hospitais privados e até da rede pública de outros municípios
Uma das preocupações do município do prefeito Adailton Fúria é que há muitos municípios da região em busca de bons profissionais médicos e podemos perder esses profissionais se eles não estiverem se sentindo valorizados por toda a sua dedicação em atender aos seus pacientes. “Cacoal já enfrentou em tempos dificuldades em contratar profissionais de saúde, pois pouca gente queria trabalhar na rede pública de Cacoal. Agora que as coisas estão indo bem, investimos bastante na saúde e na melhoria das condições de trabalho desses profissionais, conseguimos segurar os melhores quadros possíveis e por isso é tão importante o apoio de todos”, disse.
MATERNO INFANTIL
Convidado pelo prefeito, o diretor do Hospital Materno Infantil, Célio Roberto Candil, falou sobre os contratempos por conta desse surto de gripe e explicou os critérios que regulam o atendimento. “Não fomos nós que inventamos a triagem e a classificação de riscos como critério para escolher a quem atender prioritariamente.
Hoje são mais de 250 pacientes por dia e enquanto alguns reclamam do atendimento, pessoas que vem de outros municípios e geralmente elogiam o atendimento que recebem.
Segundo o diretor, no tocante ao Pronto Socorro Infantil, a prioridade são os casos emergenciais. “Queremos que os pais tragam realmente os seus filhos, quando sentirem que eles precisam de um atendimento, mas há casos em que a gripe é curada com dipirona ou outros remédios similares. A gripe, em geral, demora cerca de uma semana. Todo mundo já pegou uma gripe e estamos acostumados a lidar com essa doença, no entanto, os cuidados em relação às crianças precisam ser reforçados. Os pais podem também levar os filhos a outras unidades de saúde, como são as UBS”, afirmou.
Prefeitura contrata um novo laboratório responsável por exames médicos
O Município contratou um novo laboratório de análises clínicas, responsável por efetuar os exames médicos, pois havia reclamações sobre a qualidade dos exames do laboratório anterior. “Não adianta as mães e os pais quererem que o resultado seja entregue meia hora após. O novo fornecedor informou que é necessário um tempo maior para que a análise seja eficiente para orientar a equipe médica sobre os procedimentos a serem adotados para atender melhor aos pacientes”.