No próximo dia 03 de abril será inaugurado, em Porto Velho, o Centro de Reabilitação da Amazonia, com emendas da deputada Sílvia Cristina. A obra demandou investimentos de 32,5 milhões de reais. A parlamentar tem se destacado por destinar grande parte de suas emendas para a área de saúde e já liberou mais de 100 milhões de reais para transformar a saúde em Rondônia, com obras de grande relevância para a população.
Apesar de localizado em Porto Velho, o Centro de Reabilitação da Amazônia, de acordo com Sílvia Cristina, atenderá os pacientes de todos os municípios do Estado que necessitam de reabilitação, evitando que eles tenham de se deslocar até Brasília para serem atendidos no Hospital Sarah Kubitschek.
O foco desse Centro será a reabilitação auditiva, reabilitação física, reabilitação intelectual, reabilitação visual, ostomia e outras múltiplas deficiências. O empreendimento será um dos mais avançados Centros de Reabilitação da América Latina.
De forma complementar, será implantada uma avançada oficina ortopédica para a produção e disponibilização de todas as órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção como andadores, bengalas, muletas, e cadeiras de rodas elétricas e manuais, confeccionadas e adaptadas a partir da prescrição do profissional de saúde para promover a autonomia pessoal, familiar e a inclusão escolar, social e profissional dos pacientes.
O atendimento para a tomada de medidas, moldagem e provas será personalizado, com os usuários, atendentes pessoais e familiares recebendo orientação sobre os cuidados e manutenção das OPMs.
Todo esse material será fornecido gratuitamente e os atendimentos serão realizados via SUS e terá a excelência da Gestão do Hospital de Amor.
A obra possui mais de 10.000 m², sendo 05 andares para atender os mais de 200 mil rondonienses que possuam alguma deficiência, seja física ou neurológica.
Na estrutura será implantado uma unidade de Patologia Clínica para atender aos pacientes de câncer no Hospital de Amor, mais um Centro Cirúrgico e um dispositivo de escaneamento digital para a realização de exames eficientes na detecção de cânceres, doenças do coração e problemas neurológicos.
A deputada informa que esse tipo de exame é caríssimo e será ofertado gratuitamente à população rondoniense via SUS, sendo o único a ser realizado em todo o Estado.
Pacientes de todo o está serão transportados a Porto Velho por ônibus adaptados, de acordo com Sílvia Cristina.