A Prefeitura de Cacoal irá organizar, pelo segundo ano consecutivo, a 2ª Edição da Semana do Café e do Cacau. As festividades, que usam o café e o cacau como tema, passou a ser parte do calendário de eventos do município, aprovada por lei, de autoria do vereador Romeu Moreira, e sancionada pelo prefeito de Cacoal, Adailton Fúria.
A Semanda do Café e do Cacau envolve vários setores da administração pública, todos mobilizados para que o evento atenda às expectativas criadas em torno dele, como é o caso específico das pastas da Cultura, Indústria e Comércio, Agricultura, Esportes, Obras, Educação e outras, igualmente empenhadas nesse grande evento municipal com amplitude regional.
Neste ano, por exemplo, a novidade fica por conta da participação das escolas da área rural, cujos alunos, através de suas escolas, terão um quiosque, destinado a apresentar e comercializar seus produtos. A decisão de inclusão de escolas rurais faz parte dos propósitos dessa feira cujos personagens principais são os produtores rurais, pois embora o evento leve o nome de Feira do Café e do Cacau, também engloba a diversidade de nossa produção rural.
PARCERIAS COM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS
O Município conta ainda com a parceria de instituições públicas e privadas do Estado, além das câmaras setoriais do café e do cacau, e as entidades de fomento ao agronegócio, as quais atuam juntas em prol do desenvolvimento sustentável de Rondônia, com todo o seu potencial.
Hoje o município de Cacoal é um dos destaques no Estado como cidade polo, por sua forte presença tanto no setor do agronegócio, como no comércio, por sua economia diversificada, concentrando em seu território as maiores empresas do estado nas áreas de serviços saúde, educacionais e de comércio, além seu enorme potencial de crescimento na agroindústria, ecoturismo e setor financeiro. A cidade abriga em seu território importantes hospitais, clínicas e laboratórios, um elevado número de escolas e universidades e fornecedores de renome em várias atividades no atacado e no varejo.
De acordo com o vereador Romeu, a parceria entre entidades públicas e do terceiro setor, tem ajudado o município a alcançar essa posição de protagonismo regional e o fortalecimento da economia em Cacoal , que também impacta positivamente no fortalecimento de todos os municípios da região. O vereador destaca ainda que esse projeto foi aprovado graças à participação de todos os membros do Poder Legislativo e atuação intensa do Poder Executivo para que a lei fosse colocada em prática e se tornasse esse instrumento tão valioso a serviço da sociedade cacoalense.
O prefeito Adailton Fúria, por sua vez, afirmou que essa Feira do Café e do Cacau beneficia não apenas Cacoal, mas todos os demais municípios da região. “Essa interação entre o município de Cacoal e cidades vizinhas, segundo ele, beneficia tanto ao município de Cacoal, por ampliar suas possibilidades de desenvolvimento socioeconômico, quanto os municípios vizinhos, que tem acesso a importantes fornecedores em várias áreas da atividade econômica, não ficando mais na dependência apenas de fornecedores de outros estados e regiões do país.
A Secretária Municipal de Cultura, Joliane Fúria, agora à frente da pastam, ressalta que a 2ª Edição da Feira do Café e do Cacau terá vários atrativos culturais, além de uma vasta programação que vão demandar a participação intensa de todos os setores da administração pública municipal.
CORRIDA CAFECAU
Durante a Semana do Café e do Cacau, além das exposições e outros eventos, também irá acontecer a 2ª edição da Corrida Cafecau, evento que, a exemplo do ano passado, deve receber corredores de Cacoal e região, que irão correr em meio a trilhas ecológicas e plantações de café.
A Corrida deve atrair a atenção de pessoas de todo o estado, desde aqueles que vão participar como atletas ou mesmo como expectadores, até aqueles que virão ao município interessados em participar de toda a Programação Semana do Café e do Cacau para mostrar aquilo que suas empresas têm de melhor a oferecer aos produtores e empreendedores do agronegócio.
BENEFÍCIOS PARA O ECOTURISMO E A ECONOMIA DO MUNICÍPIO
De acordo com a Secretária Municipal da Indústria, Comércio e Turismo, Daniela Bianchini, a vinda dessas pessoas ao município, interessadas no evento e em conhecer mais de perto o potencial do município no âmbito da agricultura, comércio e agroindústria, representará uma oportunidade para os empreendedores que atuam na área do ecoturismo apresentarem os seus empreendimentos a turistas em potencial.
“A Semana do Café e do Cacau também irá beneficiar o setor de hotéis, bares e restaurantes em razão da presença de pessoas de todo o Estado que estarão participando do evento”, enfatiza Daniela Bianchini.