O limão é uma das frutas mais versáteis, nutritivas e populares do Brasil. Rico em vitamina C, cálcio, magnésio, antioxidantes e anti-inflamatórios, o limão, seja in natura, pingado em água ou batido em suco traz diversos benefícios à saúde, mas não pode ser consumido indiscriminadamente.
Por ser uma fruta muito ácida, o limão não é recomendado para pessoas que tenham problemas estomacais — principalmente quando o suco é consumido em jejum. Ele torna o ambiente do estômago mais ácido do que o normal, o que pode provocar indigestão ou a sensação de azia.
Pessoas que tenham gastrite, úlcera gástrica, mucosites ou refluxo gastroesofágico devem evitar o consumo de suco de limão. “O alimento pode irritar ainda mais a parede que reveste o esôfago e estômago”, explica o nutricionista Robson da Costa, de Brasília.
A princípio, para quem não tem problemas gastrointestinais, o consumo do suco de limão é seguro e liberado. Porém, deve ser feito sem excesso.
“O limão tem sido usado para desintoxicar, emagrecer ou para alcalinizar o sangue. Mas ee é um alimento ácido e não se justifica um ácido tornar um meio básico. Ficar mexendo muito nesse equilíbrio ácido-básico também não é interessante: temos que manter o equilíbrio. Os excessos podem trazer malefício”, afirma a professora de Nutrição do CEUB – Centro Universitário de Brasília, Camila Lima.
Quanto suco de limão é saudável tomar por dia?
Não existe uma quantidade estabelecida de suco de limão a ser tomado por dia, mas é possível quantificar mais ou menos quanto consumir. “Observando que 100 ml de suco de limão têm aproximadamente 38 mg de vitamina C, e uma pessoa adulta precisa de aproximadamente de 50 a 100 mg por dia, é interessante o consumo de 200 ml do suco de limão”, ensina Costa.
O nutricionista lembra, no entanto, que cada pessoa possui necessidades nutricionais diferentes, e para melhor aproveitamento dos alimentos é interessante manter uma dieta balanceada, com opções in natura ou minimamente processadas.
“Não adianta consumir apenas o suco de limão no intuito de melhorar a imunidade. Existe uma diversidade de alimentos antioxidantes que nos auxiliam nessa busca por uma vida saudável”, afirma.