A esteatose hepática acontece quando as células do fígado são infiltradas pela gordura — o Ministério da Saúde estima que 30% dos brasileiros tenham a condição, que é considerada silenciosa pois não apresenta sintomas claros.
O paciente pode ter dor no abdômen, cansaço, fraqueza, perda de apetite, barriga inchada e dor de cabeça constante. Em quadros graves, a condição pode causar hemorragias, icterícia, inchaço nos membros inferiores e cirrose.
As principais causas para o acúmulo de gordura no fígado são obesidade, diabetes, colesterol alto e consumo excessivo de álcool.
A alimentação pode ajudar a tratar o quadro — frutas ricas em nutrientes e fibras colaboram para que o fígado elimine a gordura. “Não existe um medicamento específico. A prioridade é a modificação do estilo de vida”, frisa a endocrinologista Marília Bortolotto, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), em entrevista anterior ao Metrópoles.
Saiba algumas frutas que ajudam a tratar a gordura no fígado
- Tamarindo
Rico em vitaminas C, K, B, cálcio, potássio e fósforo, o tamarindo tem ainda aminoácidos essenciais e fibras, polifenois e flavonóides que colaboram para a regulação dos níveis de colesterol e para o combate à gordura no fígado.
- Frutas vermelhas
Morango e framboesa, por exemplo, têm muitas fibras e antioxidantes, que melhoram o tecido hepático.
- Abacate
Em entrevista anterior ao Metrópoles, a nutricionista Patrícia Melo explicou que o abacate tem muitos nutrientes, e eles estimulam a produção do antioxidante glutationa, que ajuda o fígado a eliminar substâncias inflamatórias.
- Laranja
A fruta é conhecida por ter muitas fibras e vitamina C, que ajudam na produção de enzimas que colaboram para limpar o fígado.