O brasileiro consome em média 1.430 xícaras de café por ano. E não é para menos, pois 40% do café produzido no Brasil é consumido aqui mesmo.
Filtrado, expresso, puro ou com leite, com ou sem açúcar, cada um tem um preferido.
Com solo, altitude e clima ideais e uma indústria cafeeira moderna, o Brasil é o maior produtor de café do mundo, com quase um terço do total global, um exemplo de produtividade e qualidade. Estados Unidos, Alemanha e Bélgica são os principais compradores do nosso grão.
Estamos no meio da boa safra dos cafezais brasileiros. Será a terceira safra seguida de crescimento de volume.
Se o clima continuar ajudando, a colheita, que vai até setembro, deve ultrapassar as 58,8 milhões de toneladas, segundo os dados mais atualizados da Companhia Nacional de Abastecimento, a Conab. Quatro milhões de toneladas a mais do que no ano passado.
Minas Gerais lidera o ranking dos estados produtores de café – seguido por Espírito Santo e São Paulo – e abriga algumas das regiões cafeeiras mais importantes e reconhecidas do país, como o Cerrado, a Mantiqueira, o Triângulo Mineiro e o Sul de Minas.
Como boa “cafezeira” que sou, divido com vocês duas dicas básicas para apreciar o café:
- Uma é que a temperatura da água para o café deve ficar em torno de 90 graus, não se deve deixar ferver, pois a perda de oxigênio altera a acidez do café.
- E a outra é preparar somente a quantidade que vai consumir imediatamente ou, no máximo, em uma hora, para manter a qualidade.
Para preparar uma boa bebida é necessário tomar cuidados em relação a temperatura e a quantidade necessária | Unsplash
E uma curiosidade cafeínica com criatividade. Um artista americano, da Califórnia, fez uma guitarra utilizando exatos cinco mil grãos de café.
Além de tocar perfeitamente, ela exala aquele aroma incrível que a gente adora. Uma prova de que o café pode ser muito mais do que uma bebida. Veja abaixo o vídeo que já tem mais de 3 milhões de visualizações: