Rondônia é o único estado brasileiro que não abrirá vagas para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em 2024, o programa nacional que utiliza as notas do Enem para selecionar estudantes para cursos de instituições públicas de ensino superior em todo o país.
As inscrições para o Sisu 2024 começarão em 22 de janeiro, oferecendo um total de 264.360 vagas em 127 instituições de ensino superior participantes. A liderança na lista de entidades com o maior número de vagas fica com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), seguida pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
No cenário das instituições estaduais, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) se destaca com quase 6 mil vagas, seguida pela Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb).
A Faculdade Municipal de Educação e Meio Ambiente (Fama), no Paraná, é a única instituição municipal participante do programa, oferecendo 86 vagas.
Além disso, o Sisu inclui vagas pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, com destaque para o Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Instituto Federal do Ceará (IFCE) e Instituto Federal da Paraíba (IFPB).
Contrariando a tendência nacional, Rondônia não conta com a participação da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) no Sisu. Ambas as instituições mantêm sistemas próprios de seleção de alunos, priorizando estudantes rondonienses em situação de vulnerabilidade socioeconômica e oriundos de escolas públicas.
Embora as instituições do estado não ofereçam vagas no Sisu, os estudantes de Rondônia podem participar do processo seletivo para ingressar em institutos e universidades de outros estados. As inscrições são gratuitas e exclusivamente online, permitindo aos candidatos alterar suas opções de curso durante o período de inscrição. O Sisu é destinado a todos os estudantes que realizaram o Enem no ano anterior, com a ressalva de não terem zerado a nota da redação. Desde 2021, o programa também oferece vagas para cursos à distância.
Confira o quantitativo de vagas ofertadas por instituição:
Confira o quantitativo de vagas ofertadas por instituição: by Portal Diário on Scribd