Sexta-feira, 22 de novembro de 2024 - Email: [email protected]




Rondônia Cidadã promove cerca de 100 mil atendimentos em diversas áreas nos 52 municípios do estado



- Advertisement -
A lista de serviços levados para os municípios contempla várias áreas essenciais à população, inclusive lazer

Criado em 2019 pelo governo de Rondônia, com a proposta de levar assistência e cidadania à população de todo o estado, a fim de prestar serviços essenciais em diversas áreas, o Rondônia Cidadã atingiu mais um registro neste final de semana, completando o ciclo dos 52 municípios atendidos pela ação itinerante, com a edição realizada em São Felipe d’Oeste, a 531 quilômetros de Porto Velho. Nesta edição, de número 88, o programa promoveu mais de 2.500 atendimentos, totalizando 95.070, desde a sua criação, quando o então projeto Seas Cidadã foi iniciado no distrito de Extrema, na Ponta do Abunã, a 300 quilômetros da Capital.

Concebido por meio da Secretaria da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) como projeto Seas Cidadã, Rondônia Cidadã foi transformado em programa em 2021. Logo na primeira edição, nos dias 25 e 26 de julho de 2019, moradores lotaram a Escola Estadual Jaime Peixoto de Alencar, em busca dos serviços que geralmente só estão disponíveis em dia úteis, como emissão de Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, 2ª via do CPF, Passe Livre, sensibilização para o trânsito seguro com palestras e dinâmicas para os públicos infantil e adulto, Cadastro Único, Bolsa Família, entre outros atendimentos socioassistenciais, inclusive, interativos para as crianças.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, levar assistência à população nas áreas mais essenciais como social, saúde, documental, entre outras, que garantem mais dignidade aos beneficiários. “O governo tem investido em inciativas, como o programa Rondônia Cidadã, que fazem a diferença na vida de muitas pessoas, principalmente aquelas que, por algum motivo não podem ser atendidas em dias úteis,” ressaltou.

Com a transformação em programa, o Rondônia Cidadã passou a ser executado aos sábados e domingos em um determinado município, disponibilizando em um só local mais de 30 serviços aos moradores, através de parceria da Seas com várias instituições.

Segundo a titular da Seas, Luana Rocha, o programa é muito mais que uma ação itinerante, é cidadania na prática. “Criamos esse projeto, que depois evoluiu e se transformou no programa Rondônia Cidadã, pensando na correria das pessoas durante a semana, o que dificulta a busca por serviços que são essenciais. Trabalhando em parceria, conseguimos chegar aos 52 municípios de Rondônia, levando assistência em 88 edições em diversas localidades, entre cidades e distritos. Isso é muito gratificante, pois ajudamos a transformar vidas,” salientou.

Rosa Maria conseguiu o Passe Livre e a aposentadoria

INVESTIMENTOS E PARCERIAS

Desde 2022 o programa ganhou mais investimentos, o que proporcionou melhorar, ainda mais, a área da saúde, que é um dos serviços mais procurados, devido à presença de especialidades que por vezes o município não possui.

Novas parcerias foram firmadas, como a do Centro de Reabilitação de Rondônia (Cero), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), que oportunizou a doação de cadeiras de rodas, cadeiras de banho e outros itens de mobilidade.

Outra parceria que ampliou o número de atendimentos foi com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que já realizou inúmeras aposentadorias, concessão de benefícios, consultas e orientações aos trabalhadores rurais no momento da ação, gerando satisfação e alívio aos beneficiários que não tinham oportunidade de ir até uma agência em município vizinho.

Os serviços ofertados atendem as expectativas de pessoas como a viúva, Rosa Maria de Oliveira, que na edição realizada em Primavera de Rondônia, nos dias 8 e 9 de junho de 2024, foi apenas fazer o Passe Livre e acabou saindo aposentada. “Estou muito feliz, pois sou viúva há 5 anos e ainda não tinha conseguido me aposentar. Com a ajuda da equipe deu tudo certo. Graças a Deus!”, comemorou.

A responsável pela Coordenadoria de Desenvolvimento Social (Cods), Alany Gomes, coordenadoria a qual o Rondônia Cidadã está vinculado destacou, “são várias histórias emocionantes de pessoas que entram na escola sem documento e saem sorrindo após ter sua identidade emitida. Beneficiárias que receberam seu kit do Programa Mamãe Cheguei e ainda saíram com seu salário-maternidade concedido; pessoas que tinham o sonho de alterar seu nome e após atendimento jurídico pela Defensoria Pública do Estado conseguiram realizá-lo; além de atendimentos médicos que garantiram o diagnóstico prévio e o devido encaminhamento para tratamento,” pontuou.


Fonte
Texto: Veronilda Lima
Fotos: Ane Regina
Secom – Governo de Rondônia


Últimas Notícias





Veja outras notícias aqui ▼