Nos próximos 45 dias, a peregrinação da Romaria do Divino Espirito Santo, conduzindo a Coroa, vai visitar várias localidades brasileiras e bolivianas, as margens do rio Guaporé, levando fé e esperança para os ribeirinhos.
Nesta segunda-feira, 10 de abril, a Romaria do Divino chegou ao município de Pimenteiras do Oeste (RO), onde permanecerá até a manhã de quinta-feira, 13 de abril, com ampla programação católica, apostólica romana.
Serão celebradas missas, novenas e diversas atividades religiosas, após 2 anos de pandemia. A Romaria do Divino acontece anualmente, há mais de 130 anos, no interior do estado de Rondônia.
Esta peregrinação fluvial tem a missão de visitar todas as localidades da região do Vale do Guaporé. Conforme a organização, serão ao todo, 45 dias de grande festa religiosa, feita com muita fé e devoção.
Os festejos envolvem uma grande quantidade de pessoas e existe uma estrutura de barcos e um pessoal específico para cumprir com a missão. Todos os custos são financiados pelos fiéis, através de uma junta administrativa.
Trazida da região de Cuiabá em 1894, a Festa do Divino estava ativa ininterrupta havia praticamente 130 anos, antes da pandemia de Covid-19.
Na década de 1930 as celebrações foram normatizadas pelo bispo Dom Francisco Xavier Rey, e a sede da Irmandade do Espírito Santo é localizada na cidade de Costa Marques (RO).