Terça-feira, 26 de novembro de 2024 - Email: [email protected]




Relação de Lula com chavismo pesa em dificuldade do Brasil se posicionar; veja linha do tempo

Petista foi aliado histórico de Hugo Chávez; legado do alinhamento tem incentivo a integração de países, mas também obras frustradas e alvo de operação



- Advertisement -
O ex-presidente da Venezuela Hugo Chávez e o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, em 2010
Ricardo Stuckert/PR

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é hoje um dos que pede cautela sobre a situação na Venezuela, depois das eleições presidenciais do país no último 28 de julho.

O presidente Nicolás Maduro foi proclamado reeleito pelo órgão eleitoral venezuelano, mas a oposição contesta o resultado oficial. Diz que houve fraude no pleito e que pode provar a vitória de Edmundo González Urrutia.

Lula já disse não ter visto nada de “anormal” ou de “grave” no processo eleitoral do vizinho sul-americano. O petista defendeu que o impasse seja resolvido pelo Judiciário.

As declarações vieram na esteira das preocupações com a situação do país vizinho e dos esforços do Brasil para buscar normalizar as relações com a Venezuela.

Coube a Lula retomar as relações diplomáticas com o país, depois do rompimento durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL). Com a reaproximação, Maduro fez em 2023 sua primeira visita ao Brasil em oito anos.



Últimas Notícias





Veja outras notícias aqui ▼