Olha a reduflação aí gente!
Você já percebeu que alguns produtos estão vindo com tamanho ou
quantidade reduzida? Certamente não, pois geralmente esse fenômeno passa
despercebido aos olhos do consumidor, isso porque em sua grande maioria os
preços não se alteram.
É muito comum, deparamos com aumento de preços dos produtos
principalmente nos supermercados a “famosa” inflação, toda vez que se altera
um preço fica visível ao consumidor porque a inflação influencia diretamente
no bolso e na queda do consumo das famílias.
Desse modo, como meio de encobrir o efeito inflação nos produtos, cada vez
mais as indústrias buscam reduzir o tamanho ou a quantidade de seus
produtos para manter o preço sem que o consumidor perceba a inflação. E
esse efeito é chamado de reduflação.
A reduflação, é a junção dos efeitos de redução de produto somado a inflação
(aumento de preço), é um fenômeno que funciona como meio das indústrias
subirem os preços dos produtos, de uma forma mais discreta, onde se
diminuem a quantidade ou tamanho da embalagem dos produtos sem diminuir
os preços. Em alguns casos, os consumidores sentem que os produtos não
estão rendendo e acabando antes do previsto, gerando uma insatisfação pela
marca que antes rendiam durante o mês, sem perceber que não é uma
questão de queda na qualidade e sim efeito reduflação.
Uma das razões que motivam as empresas aderir a reduflação em seus
produtos é a queda no consumido quando se aumenta o preço nitidamente.
CREDENCIAIS
Nayara Fernanda N. S. Castro, formada pela UNESC em Cacoal em
2015, economista registrada no Corecon-RO 694, atuante como
docente do Ensino Superior, empreendedora, correspondente do
Banco do Brasil, coordenadora da Câmara Técnica de Gestão e
Tecnologia do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico
de Cacoal (COMDEC) e criadora de conteúdo em suas redes
sociais com Dicas de Economia.
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