Para não deixar os remédios fora da lista de prioridades das contas em janeiro, conheça alguns benefícios que podem fazer a diferença nos gastos
Além das celebrações, o início do ano é marcado por contas que precisam ser pagas nos primeiros meses. Só em São Paulo, de acordo com boletim do IBGE de dezembro de 2022, o IPTU de 2023 aumentou por volta de 6%, representando mais gastos para os consumidores. IPVA, IPTU, matrículas escolares, DPVAT, seguros e despesas que ficaram do ano anterior, todos esses gastos assombram os brasileiros e podem deixar o orçamento doméstico apertado, colocando a saúde fora do planejamento.
“Com o poder de compra reduzido, a população prioriza o consumo de itens que julga mais necessários, como alimentação, e acaba abrindo mão de outros, como medicamentos. Essa atitude pode trazer grandes problemas, ainda mais quando submetidos a tratamento de doenças que não apresentam sintomas aparentes, como a dislipidemia (colesterol), que sem o cuidado adequado pode causar danos irreversíveis”, explica Taís Casagrande, Gerente de Farmacoeconomia da Funcional Health Tech.
Por conta desses reajustes nas contas no começo do ano, os consumidores se veem obrigados ou a cortar gastos, ou a procurar dicas para driblar esse problema e economizar em 2023.
Para encaixar os gastos com saúde no começo desse ano e dar continuidade aos tratamentos com os medicamentos que são essenciais, o brasileiro pode adotar 4 dicas para gastar menos com remédios:
1. Pesquise antes de comprar
Muitas farmácias disponibilizam descontos para medicamentos que estão no final do estoque ou que vendem bastante. Uma dica para não pagar mais caro é fazer uma pesquisa online em diferentes redes de farmácias para checar onde está oferecendo um melhor preço.
2. Benefício Farmácia
Outra estratégia para obter melhores condições na compra de medicamentos é usar o cartão de benefício, que muitas empresas privadas e públicas oferecem aos colaboradores. A alternativa pode oferecer descontos importantes na compra dos medicamentos e, além disso, algumas empresas oferecem subsídio de parte do valor de medicamentos prescritos para seus colaboradores.
O produto pioneiro nestes 23 anos de vida da Funcional Health Tech é o Beneficio Farmácia, que atinge mais de 3 milhões de vidas, promovendo adesão aos tratamentos medicamentosos, impactando saúde e qualidade de vida, de forma estratégica e economicamente inteligente para os empregadores.
Com o benefício, as empresas passam a custear o acesso ao tratamento medicamentoso dos seus colaboradores. Isso é possível por meio do subsídio do valor total ou parcial dos medicamentos prescritos, tanto de uso crônico quanto agudo.
Desta forma, o colaborador não desembolsa nada, ou quase nada. As empresas também podem optar por não oferecer subsídio, mas permitir que os colaboradores retirem o medicamento na farmácia utilizando o Funcional Card e tenham o valor descontado na folha de pagamento do mês seguinte, permitindo planejamento nos gastos.
3. Programa de Benefícios em Medicamentos da Indústria Farmacêutica
Pouco conhecidos da população, os Programas de Benefício em Medicamentos oferecidos pela própria indústria farmacêutica são uma excelente forma de economizar, principalmente na compra de medicamentos de uso contínuo. Nesses programas a própria indústria oferece aos pacientes descontos expressivos na compra dos medicamentos como forma de fidelizá-los às marcas. O paciente consegue se cadastrar nos programas pela internet ou nas farmácias conveniadas e, assim, ter acesso a descontos especiais.
4. Economia com genéricos
Outra estratégia para se obter um valor menor é a troca dos medicamentos originais pelos genéricos, seguindo as legislações de intercambialidade vigentes. Apesar de muitas pessoas ainda pensarem erroneamente como um produto de qualidade questionável, é necessário dizer que qualquer medicamento que seja lançado precisa que o laboratório fabricante comprove com testes padronizados pela ANVISA a segurança e eficácia do produto, tendo como padrão a marca de referência.
A redução de custo é em média 30% em comparação com os originais. Com isto, a troca de marca pelo genérico é uma ótima estratégia, sempre que possível.
Sobre a Funcional Health Tech
Fundada em 1999, a Funcional Health Tech é responsável por conectar todas as pontas da cadeia de saúde no Brasil através de soluções de tecnologia. Seu maior objetivo é utilizar tecnologia e data analytics para prover mais acesso e adesão aos tratamentos, bem como maior sustentabilidade ao sistema. Hoje, a empresa impacta cerca de 13 milhões de vidas por mês, tem mais de 40 mil farmácias parceiras no Brasil, que realizam mais de 17 milhões de transações por ano.
Com o propósito de gerar inteligência para o gerenciamento da saúde, a empresa pretende acelerar seu crescimento nos próximos três anos, sempre olhando para as dores dos usuários do sistema de saúde e todos os stakeholders deste mercado. Nos últimos cinco anos foram realizadas três grandes aquisições: bCare, Fidelize e Prospera, que contribuíram para melhorar ainda mais a experiência dos usuários, bem como para evolução de seus produtos e infraestrutura de tecnologia e ciência de dados.