A nova ministra dos Direitos Humanos e Cidadania, a deputada estadual Macaé Evaristo (PT), foi anunciada nesta segunda-feira (9) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após a demissão de Silvio Almeida, acusado de assédio sexual contra mulheres, na última sexta (6).
Macaé tem 59 anos e 40 de magistério. É formada em serviço social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) e tem mestrado em educação na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Prima da escritora Conceição Evaristo, tem forte atuação na área de educação, à frente de programas para a inclusão de indígenas e pessoas negras no ensino superior.
Eleita como deputada por Minas Gerais nas últimas eleições, foi a primeira mulher negra a ocupar a chefia da secretaria de Educação de Belo Horizonte entre 2005 e 2012. Mais tarde também foi pioneira como secretária de educação do estado (2015-2018).
No governo Dilma, Macaé ainda fez parte do Ministério da Educação (MEC), entre 2013 e 2014, no comando da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão.