Domingo, 24 de novembro de 2024 - Email: [email protected]




Queda de Lula e crescimento constante de Bolsonaro aniquila chances de “terceira via”



- Advertisement -

A mais recente pesquisa nacional divulgada nesta quinta-feira, dia 28, realizada pelo Instituto Exame/Idea reforça tendência já demonstrada por outros institutos, que revelam queda constante de Lula e crescimento de Bolsonaro. O ex-presidente, que chegou a ter mais de 15% de diferença em relação ao atual presidente, agora soma apenas 8% e, em caso de se manter o ritmo, é possível que em pouco tempo poderemos ter um empate técnico entre os dois candidatos que polarizam a disputa nas eleições deste ano.

A pesquisa mostrou que Bolsonaro (PL) subiu para 36%, enquanto Lula (PT), que vê sua margem ainda favorável diminuir semana a semana, despencou de 47% para 44%.

Já os candidatos da chamada terceira via patinam há meses, não conseguindo sequer ultrapassar a margem de erro. Ciro Gomes (PDT), o melhor entre os competidores fora dos pesos pesados, está com 9%, Simone Tebet (MDB) está com 4%. Os outros candidatos, ficaram entre 1% e 0%. Por outro lado, brancos e nulos são 2%, e os entrevistados que dizem não saber em quem votar somam 3%.

Esta foi a primeira sondagem realizada após o registro dos candidatos no TSE.

No cenário espontâneo, quando os nomes não são apresentados aos eleitores, Lula aparece com 33%, e Bolsonaro vem logo atrás, com 30%. Os líderes da pesquisa são seguidos por Ciro Gomes (3%) e Simone Tebet (2%). Os demais concorrentes não chegam a 1%; brancos e nulos são 7%, e os entrevistados que não sabem em quem votar somam 24%.

A pesquisa ouviu 1,5 mil pessoas entre os dias 19 e 24 de agosto, em ligações feitas para telefones residenciais ou celulares. O grau de confiança é de 95%, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no TSE sob o protocolo BR-02405/2022.



Últimas Notícias





Veja outras notícias aqui ▼