Um menor de 17 anos foi conduzido e outras quatro pessoas, sendo uma mulher de 33 e outros três homens de 25, 26 e 47 anos, foram presos em flagrante, após tentarem aplicar golpes nas as agências bancárias da Caixa Econômica em Pimenta Bueno (RO) e Espigão do Oeste (RO), na tarde desta quinta-feira, 28 de novembro.
As primeiras informações são de que a quadrilha já vinha sendo monitorada pelo sistema contra fraudes das instituições bancarias em todo o país.
Há registro de golpes usando documentos falsos no Rio Grande do Sul, Mato Grosso e agora em Rondônia. A quadrilha estava num automóvel Fiat, modelo Siena, branco de placa MLE-4B96, de Florianópolis (SC), ano e modelo 2013/2014.
Conforme informações das autoridades, a mulher de 33 anos, havia tentado dar golpes na agencia em Pimenta Bueno e seguiu para Espigão do Oeste, onde foi presa logo após o sistema de segurança do banco acionar a Polícia Militar.
Ela tentou usar documentos falsos e habilitar uma conta que não era sua, com a finalidade de fazer transferências, saques, usar o pix. A mulher apresentou uma identidade falsa e um endereço eletrônico para consulta em um site falso.
A mesma quadrilha já havia tentado dar golpes no estado do Mato Grosso recentemente, o que deixou o sistema antifraude do banco, em alerta total.
A PM foi até a agência, conduziu a mulher, fez o levantamento de todas as informações que ligavam ela aos outros integrantes da quadrilha e descobriu que o Fiat, modelo Siena havia deixado a suspeita por volta das 13h08 na cidade, com registro de saída as 14h49min.
Na Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisp), os militares conseguiram fazer o levantamento de todos os detalhes, descobriram o esquema de golpes e estelionato, culminando na prisão dos outros envolvidos na marginal da BR-364, entrada de Cacoal, próximo de um posto de combustíveis.
No interior do automóvel havia uma bolsa feminina de cor preta contendo itens de higiene pessoal e R$ 213,60 (duzentos e treze reais e sessenta centavos), que segundo os detidos, seria da mulher presa em Espigão do Oeste.
Ainda conforme a quadrilha, cada um tinha um papel fundamental na atuação dos estelionatários.
• O menor era o olheiro da quadrilha;
• O rapaz de 26 anos, era o motorista;
• Os outros três, a mulher de 33, o homem de 47 e o rapaz de 25, eram os responsáveis pelos golpes nas agências bancárias.
A quadrilha além de dar golpes no Mato Grosso, também tinha registros de passagens e golpes no Rio Grande do Sul. Eles se hospedaram num hotel em Pimenta Bueno e pretendiam cometer crimes na Região da Zona da Mata.
Dinheiro, maconha, celulares, documentos falsos e objetos, além de roupas, malas e o carro, foram apreendidos e estão em poder das autoridades.