Vídeo mostra calouros cobertos por substância tóxica durante trote universitário em RO https://t.co/tuWi05eY8s
— O Minuto Notícia (@salimlocutor) February 28, 2024
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra calouros do curso de medicina veterinária cobertos por substâncias tóxicas durante o trote de uma faculdade particular. Horas depois, 4 dos universitários deram entrada no Hospital de Urgência e Emergência (Heuro) de Cacoal (RO). As substâncias utilizadas no trote foram um ectoparasiticida e creolina. (Assista o vídeo acima)
🔎Especialistas ouvidos pelo g1 revelaram que a mistura dessas substâncias podem causar intoxicação, queimaduras graves e até atingir o sistema nervoso central do ser humano. Confira abaixo:
Calouros tiveram contaminação nos olhos após contato com produto tóxico durante trote universitário em RO — Foto: Reprodução
Os jovens foram expostos a uma mistura de substâncias tóxicas de uso veterinário, incluindo um produto indicado para tratar ‘bicheiras’ em animais de grande porte, como bovinos. A outra substância é um desinfetante para instalações rurais.
De acordo com a médica veterinária Jéssica Gimaque, o produto conhecido como “lepecid” é um spray ativo composto por gases e pela substância química clorpirifós, que atua como inseticida.
O spray é utilizado em bovinos no controle de larvas de moscas que se alojam na pele do animal. Geralmente, em uma única dose já causa efeitos contra os parasitas.
Bovino com bicheira na barriga sendo tratado com ‘lepecid’, produto que foi utilizado em trote universitário na cidade de Cacoal (RO) — Foto: Reprodução/youtube
“O lepecid deve ser utilizado com máscaras e roupas de proteção, para evitar o contato direto. O uso incorreto desse produto pode causar desde irritações na pele até intoxicações graves, existindo a possibilidade de ser fatal”, explica.