Ah, que bom seria se todas as pessoas soubessem o bem que a atividade física proporciona para o nosso corpo e a nossa mente. Talvez não deixariam de lado o ato de se exercitar.
Quem conhece os benefícios, resolve praticar. Porém, alguns escolhem o final de semana para mexer o corpo. Quem tem esse hábito pode acreditar que está fazendo algo bem positivo para a saúde, mas, infelizmente, não.
Praticar exercícios apenas aos fins de semana traz dois grandes riscos. Saiba quais:
Problemas cardíacos
Nosso organismo é um “ser” exigente. Ele precisa de uma frequência maior do que duas vezes na semana para entrar no ritmo e, aí sim, se beneficiar da atividade física.
Um atleta de fim de semana não tem um coração devidamente condicionado para uma partida intensa de futebol, corridas muito longas ou pedaladas por quilômetros, por exemplo. Essas atividades acabam colocando-o em risco maior para parada cardíaca comparado com quem pratica atividade regularmente.
Nosso coração bombeia sangue em um fluxo e intensidade adequados ao esforço realizado. Sendo assim, se levamos uma rotina tranquila, ele trabalhará mais lentamente e se acostumará a esse ritmo. Então, quando chega o fim de semana e precisa trabalhar mais intensamente, pode não resistir a essa sobrecarga.
“O esforço físico de alguns se torna bastante intenso para aquilo que ele tem de preparo, e aí podem acontecer problemas sérios”, alerta Fernando Costa, cardiologista da Beneficência Portuguesa de São Paulo.
Os riscos são ainda maiores para aqueles que já apresentam patologias cardíacas ou uma tendência para elas. Esse esforço repentino do músculo cardíaco favorece a manifestação desses problemas ou o agravamento deles.
“O exercício físico pode servir como um gatilho para o aparecimento dos sintomas de forma mais aguda. Ou seja, durante uma atividade de maior intensidade, o coração, que já tem uma doença até então desconhecida ou silenciosa, pode desenvolver uma arritmia ventricular grave que leva a uma fibrilação ventricular e consequente parada cardíaca”, explica o dr. Leandro Echenique, médico especializado em cardiologia do esporte do hospital Albert Einstein.
Lesões físicas
Quando chega o sábado ou domingo e exigimos do nosso corpo mais do que ele está acostumado a dar, ele não apresenta uma resposta satisfatória e ficamos muito propensos a lesões, tanto musculares quando articulares, podendo afetar os tendões e outras várias estruturas.
“O corpo precisa de tempo para se adaptar aos crescentes desafios impostos pela atividade física”, explica o médico ortopedista e especialista em medicina do esporte, Wander Ama. As lesões mais comuns são: distensões musculares, entorses ligamentares, tendinites, fraturas por estresse e lesões de impacto.
Se ser um atleta de fim de semana é tão perigoso assim, então o melhor seria abandonar essa prática? Na verdade, não. Ainda que o ideal seja adotar atividades físicas regulares, as práticas aos sábados e domingos também trazem benefícios para o organismo, desde que sejam realizadas adequadamente. Consultar um profissional antes de iniciar os treinos, sejam eles diários ou de fim de semana, é fundamental.
BENEFÍCIOS DA PRÁTICA REGULAR DE ATIVIDADE FÍSICA
- Melhora a força muscular
- Auxilia na perda de peso
- Diminui as chances de ataque cardíaco
- Minimiza os riscos de diabetes e pressão alta (hipertensão arterial)
- Ajuda no controle de doenças crônicas
- Melhora a qualidade do sono
- Ajuda a controlar a ansiedade, a depressão e o estresse
Agora que você já sabe que praticar atividades físicas mesmo que seja apenas aos fins de semana, com supervisão, seguem algumas dicas para você se movimentar!
DICAS PARA COMEÇAR A PRATICAR
- Procure o médico para avaliação
- Sempre que o desanimo aparecer, lembre-se do bem que a atividade proporciona
- Siga o seu ritmo
- Procure uma atividade que goste
- Entre para um grupo