Domingo, 28 de abril de 2024 - Email: [email protected]




Prouni 2ª chamada: até quando pré-selecionado deve entregar documentação

MEC publicou nesta semana um novo cronograma do processo seletivo do Prouni. Veja as próximas etapas.



- Advertisement -
Site do Prouni 2024. — Foto: Reprodução

O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta semana um novo cronograma do processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni) referente ao primeiro semestre de 2024.

De acordo com o edital, os estudantes pré-selecionados para a segunda chamada do Prouni têm até 12 de março para entregar a documentação necessária na instituição de educação superior.

A documentação é para comprovar as informações fornecidas pelo estudante durante a inscrição, assim como a eventual participação em processos seletivos das faculdades, quando necessário.

Neste edital publicado também foi determinado que as instituições informem a aprovação ou reprovação dos candidatos até o dia 15 de março, por meio do Sistema Informatizado do Prouni (SisProuni). Nesse período, também devem ser emitidos os Termos de Concessão de Bolsa ou Termos de Reprovação.

Abaixo, veja as próximas datas do Prouni:

  • até 12 de março: prazo para os estudantes da 2ª chamada entregarem a documentação necessária na instituição de educação superior.
  • 18 e 19 de março: período de manifestação de interesse para os candidatos que desejam participar da lista de espera do Prouni, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
  • 22 de março: a lista de espera estará disponível para consulta pelas instituições e pelos candidatos;
  • de 23 de março a 4 de abril: os candidatos inscritos na lista de espera devem comparecer às instituições para entregar a documentação necessária, ou encaminhá-la por meio eletrônico.
  • de 5 a 19 de abril: as instituições devem registrar o resultado da seleção da lista de espera do Prouni no SisProuni e emitir o Termo de Concessão de Bolsa ou o Termo de Reprovação.

A entrega dos documentos é fundamental para a comprovação das informações prestadas na inscrição e a eventual participação em processos seletivos próprios das instituições.

Divulgação do resultado

O MEC divulgou no sábado (2) os resultados da segunda chamada do Prouni, após quatro dias de atraso.

A lista está disponível no site do programa e nas páginas das instituições de ensino participantes. Para acessar, é preciso utilizar o login da conta “gov.br” com CPF e senha.

📈 O que é o Prouni? Por meio das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), alunos de baixa renda podem pleitear bolsas de estudo parciais e integrais em instituições de ensino superior privadas.

Prouni divulga resultado da segunda chamada

📈 Quando as inscrições terminaram? O processo foi adiado em um dia e encerrou-se em 2 de fevereiro, por causa de problemas no sistema de inscrição e do atraso nos resultados do Sisu 2024.

📈 O que significa ser “pré-selecionado”? Não estranhe: o sistema do Prouni não chama ninguém de “aprovado” logo de cara.

📈 Quem não foi pré-selecionado na segunda chamada ainda tem chance? Sim. Caso o aluno seja reprovado nessa chamada, ele pode manifestar interesse em concorrer à lista de espera, na qual as instituições de ensino convocam candidatos para preencher bolsas não ocupadas.



Últimas Notícias





Veja outras notícias aqui ▼