O calendário oficial de atividades previstas para campanha Maio Amarelo 2024, cujo tema deste ano é “Paz no trânsito começa por você”, foi apresentado pela Escola Pública de Trânsito (EPTran), durante o encerramento do Encontro Rondoniense de Educadores de Trânsito, realizado no dia 30 de abril em Porto Velho.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, enfatizou a relevância da campanha, por sua projeção e visibilidade mundial. “Educação e formação continuada fazem parte da composição e política de governo do Estado, para fortalecer todos os setores, servindo o povo rondoniense com eficiência”, ressaltou.
O diretor do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), Léo Moraes, destacou a importância do Encontro de Educadores de Trânsito, que reuniu servidores de todos os municípios de Rondônia. “A possibilidade de lançar o Maio Amarelo em conjunto, para todos os representantes dos municípios, e a exitosa troca de experiências, possibilita que cada um saia mais fortalecido, em prol de ações que vão ajudar a salvar vidas”, pontuou.
MAIO AMARELO
Dentre a extensa programação da campanha estão previstas outras ações educativas diárias em vários pontos da cidade:
- Sábado (4): Ação Educativa no pátio de uma empresa de ônibus da Capital, a partir das 7h30 da manhã;
- Segunda-feira (6): Abertura oficial do Maio Amarelo em todas as Ciretrans do Estado, às 8h;
- Quarta-feira (8): Ação com bombeiros e PMRO, às 8h, no pátio de vistoria da Cometran, em Porto Velho;
- Sexta-feira (10): Dia do Amarelaço, grande concentração no Centro Político Administrativo (CPA);
- Sábado (11): Caminhada pela paz no trânsito, no Espaço Alternativo, a partir das 16h;
- Dia 13: Dia do Automóvel, com exposição de veículos antigos, na Avenida Jorge Teixeira;
- Dia 19: Passeio Motociclístico, na Avenida Santos Dumont, às 16h;
- Dia 26: Passeio ciclístico, às 16h, no Espaço Alternativo.
Para conferir a programação completa acesse a agenda do Maio Amarelo Detran-RO
EXPERIÊNCIAS
Durante o encerramento do Encontro Rondoniense de Educadores de Trânsito, também foram explanadas ações e troca de experiências entre as diretorias de educação no trânsito dos estados de Rondônia, Paraíba, Acre e Distrito Federal.
As experiências apresentadas pelas pedagogas da EPTran de Rondônia, Nauana Silva dos Santos Holder e Sheila Ximenes de Souza, mostraram resultados, dados estatísticos e cursos que são ministrados na escola pública, que já atingiram cerca de 500 mil pessoas, impactadas por alguma ação de trânsito.
As pedagogas apresentaram ainda, estudos para implantação do Programa de Educação para o Trânsito na Educação Básica, Estudos à Distância para formação e atualização, bem como, a campanha “Vai Devagar”, voltada aos motociclistas, que será lançada em breve.