Belo Horizonte, MG (22/11/2025) – Produtores de café que participaram das rodadas de negócios promovidas pela CNA e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), na Semana Internacional do Café (SIC), afirmaram que a iniciativa foi uma oportunidade para comercializar os produtos e ter contato com compradores internacionais.
Na feira, realizada em Belo Horizonte (MG) entre os dias 20 e 22 de novembro, produtores do projeto Agro.BR, do Cupping e Negócios de Cafés Diferenciados, da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar e do projeto Café + Forte da Faemg receberam propostas de comercialização para os próximos doze meses.
“Foi uma experiência fantástica. Essa aproximação direta com os compradores faz todo o sentido. É uma oportunidade de apresentar a qualidade dos nossos cafés, as nossas histórias. Espero que daqui saiam bons negócios e relacionamentos duradouros”, disse Lorena Micaella, produtora do Café Memória, de Indianópolis (MG).
Durante os três dias de evento, foram realizadas mais de 150 rodadas de negócios com compradores representantes de torrefadoras da Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Singapura, México, Turquia, Estados Unidos e Canadá, que foram identificados pelos escritórios internacionais da CNA em Dubai e Singapura.
“Por ser uma feira referência de café no país, achamos pertinente trazer os compradores para negociar diretamente com os produtores”, afirmou a assessora de Relações Internacionais da CNA, Rosilene Bandera.
A compradora Noelle Barber, dos Estados Unidos, disse que se reuniu com produtores de diversos perfis. “O café da Chapada Diamantina é muito interessante, a região tem projetos com associações, pequenos produtores, com mulheres produtoras. Peguei amostras para avaliar”.
“Foi identificado previamente o perfil do produtor e do comprador para fazer o ‘match’”, afirmou Rosilene.
A produtora Anna Mazzi, dona da marca Café Baronesa e da Mazzi Café, de Campo das Vertentes (MG), é inscrita no projeto Agro.BR. Ela disse que já participou de diversas rodadas e já conseguiu vender para compradores da Coreia do Sul, Japão, Uruguai e Suíça. Na SIC, ela espera fechar negócios após as reuniões.
“Foi muito bom. Conversei com compradores do Canadá e do Emirados Árabes Unidos. Eles ficaram entusiasmados com o meu café, que recebeu nota de 85 pontos no Cupping. Entreguei as amostras aos compradores e espero negociar em breve”, destacou.
Visitas – Além de participar da SIC, os compradores internacionais visitaram propriedades de café, uma cooperativa e uma associação de produtores nos municípios de Perdões e Santo Antônio do Amparo.
“Eles conheceram o trabalho que o Sistema faz para os produtores e viram na prática como é a cafeicultura brasileira, que vai desde um plantio de 4 a 6 hectares a 900 hectares de café”, concluiu a assessora da CNA.
Missão – O projeto Agro.BR abriu inscrições para a Missão Comercial World of Coffee, que será realizada de 10 a 14 de fevereiro de 2025, em Dubai.
O evento é uma oportunidade para os empresários brasileiros apresentar seus produtos e diferenciais e explorar tendências e tecnologias inovadoras do mercado mundial de café.