Foi anunciado no início desta semana, que foi protocolado na Câmara Federal, Projeto de Lei que obriga do Banco da Amazônia (Basa) a emprestar dinheiro para produtores rurais que ainda não regularizaram as suas terras.
A informação partiu inicialmente do deputado federal Lúcio Mosquini (MDB/RO) em suas redes sociais, mas já foi confirmada pela assessoria do Basa, que aguarda toda a tramitação legal do PL na casa de leis.
Conforme o anuncio, o PL vai impor ao Banco da Amazônia que empreste aos produtores rurais que estão buscando regularização fundiária, 25% dos recursos do Fundo Constitucional do Norte (FNO), mesmo para aqueles que não tem qualquer tipo de documentação, ainda.
O objetivo é financiar melhorias para os produtores que têm até 230 hectares, ou seja, 100 alqueires de terras n Norte do Brasil, para que esses produtores consigam investir em suas propriedades e evitar o êxodo rural.
Os parlamentares da bancada ruralista estão animados e o pretendem fazer com que o PL ande rapidamente e seja aprovado o mais rápido possível.