Sexta-feira, 17 de maio de 2024 - Email: [email protected]




Primeira semana de abril marcada por chuvas do Centro ao Norte do Brasil

Rondônia será um dos estados que mais terá pancadas de chuva. Cacoal, maior município da Zona da Mata, terá elevação no volume de chuvas.



- Advertisement -
Pessoas se protegem da chuva. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia –, divulgou que a primeira semana de abril, será marcada por chuvas concentradas do Centro ao Norte do país. O calor e a umidade favorecem a instabilidade do tempo e a influência da Zona de Convergência Intertropical, continua mantendo os volumes de chuva nas faixas norte e nordeste do país.

A manhã desta segunda-feira, 3 de abril, é uma mostra do que vem pela frente, já que ao dia amanheceu e começou em muitos municípios da Zona da Mata, com chuva. Na maior parte, uma chuva fina, calma e preguiçosa, que provocou vontade de ficar na cama em muita gente.

Ainda segundo o Inmet, também haverá chuva ao longo da semana em toda a faixa litorânea das áreas alongadas de baixa pressão, que favorecem a instabilidade e proporcionam chuvas de uma forma mais localizada.

“Já no centro-sul do país ainda temos muita chuva para acontecer. Lembrando que a gente ainda está no outono, que é uma estação de transição, então isso significa que ele ainda tem aquela característica de verão com umidade e temperaturas que favorecem pancadas de chuvas principalmente na parte da tarde”, disse a meteorologista Andréia Ramos.

Já na Região Sudeste as chuvas ficam localizadas mais na parte oeste de Minas Gerais, mas também chove no sul e na capital Belo Horizonte. “Em relação ao Espírito Santo e Rio de Janeiro, também temos chuvas em forma de pancadas com trovoadas e rajadas de vento ao longo da semana”, pontuou.

Nortistas e sudestinos, devem redobrar os cuidados e manter sempre um guarda-chuvas pronto para ser usado. Medicamentos para gripe e resfriados, devem ser tomados somente com receitas médicas. A automedicação nesta época do ano, aumenta exponencialmente, conforme especialistas em medicina tropical.

MAIS NOTÍCIAS 

Inmet alerta para baixa umidade do ar em seis estados



Últimas Notícias





Veja outras notícias aqui ▼