O Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia –, divulgou que a primeira semana de abril, será marcada por chuvas concentradas do Centro ao Norte do país. O calor e a umidade favorecem a instabilidade do tempo e a influência da Zona de Convergência Intertropical, continua mantendo os volumes de chuva nas faixas norte e nordeste do país.
A manhã desta segunda-feira, 3 de abril, é uma mostra do que vem pela frente, já que ao dia amanheceu e começou em muitos municípios da Zona da Mata, com chuva. Na maior parte, uma chuva fina, calma e preguiçosa, que provocou vontade de ficar na cama em muita gente.
Ainda segundo o Inmet, também haverá chuva ao longo da semana em toda a faixa litorânea das áreas alongadas de baixa pressão, que favorecem a instabilidade e proporcionam chuvas de uma forma mais localizada.
“Já no centro-sul do país ainda temos muita chuva para acontecer. Lembrando que a gente ainda está no outono, que é uma estação de transição, então isso significa que ele ainda tem aquela característica de verão com umidade e temperaturas que favorecem pancadas de chuvas principalmente na parte da tarde”, disse a meteorologista Andréia Ramos.
Já na Região Sudeste as chuvas ficam localizadas mais na parte oeste de Minas Gerais, mas também chove no sul e na capital Belo Horizonte. “Em relação ao Espírito Santo e Rio de Janeiro, também temos chuvas em forma de pancadas com trovoadas e rajadas de vento ao longo da semana”, pontuou.
Nortistas e sudestinos, devem redobrar os cuidados e manter sempre um guarda-chuvas pronto para ser usado. Medicamentos para gripe e resfriados, devem ser tomados somente com receitas médicas. A automedicação nesta época do ano, aumenta exponencialmente, conforme especialistas em medicina tropical.