Polícia Rodoviária Federal (PRF) encerrou neste domingo, dia 01, a Operação Ano Novo 2022/2023, que teve início na madrugada do dia 30 de dezembro. As ações tinham como objetivo principal promover a segurança no trânsito com a finalidade de reduzir o número de acidentes nas rodovias federais do país.
Nessa operação mais de 800 testes de alcoolemia foram realizados (um acréscimo de mais de 200% em relação ao ano anterior). Durante os três dias, foram registrados 672 infrações de trânsito. Ao todo, 55 pessoas não estavam utilizando o cinto se segurança e 14 crianças não usavam o dispositivo de retenção adequado (cadeirinha). Além disso, 58 pessoas foram autuadas por cometerem ultrapassagens proibidas.
Foi registrado um total de 8 acidentes (redução de mais de 50% em relação ao ano antecedente) e 1 óbito. As ações de combate à criminalidade resultaram 14 pessoas detidas, com a apreensão de 1 arma de fogo com 5 munições.
De acordo com dados oficiais foram fiscalizados 2049 pessoas (aumento superior a 85%) e quase 2800 veículos.
Os dados podem apresentar divergências, tendo em vista a possibilidade de algumas ocorrências estarem sendo importadas para os sistemas.