Brasília (01/10/2024) – O Prêmio CNA Brasil Artesanal de cerveja teve mais de 150 inscrições confirmadas e entra no processo de avaliação de júri técnico na quinta (3) e na sexta (4), na sede da CNA, em Brasília. A abertura será às 8h30.
O prêmio é realizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em parceria com o Sebrae, Associação Brasileira da Cerveja Artesanal (Abracerva), Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv) e Papo de Sommelière.
O concurso, que encerrou suas inscrições no dia 15 de setembro, vai premiar cervejas nas categorias Ale (alta fermentação) e Lager (baixa fermentação). A premiação é voltada para o produtor com produção anual total de, no máximo, cinco milhões de litros/ano.
Avaliação – O concurso prevê a realização de três etapas de avaliação. Na primeira, as amostras da cerveja serão analisadas por um júri técnico sem identificação do produto, e serão classificados os dez mais bem avaliados, sendo cinco de cada categoria. A segunda fase será feita por um júri popular e a última terá a avaliação das histórias dos produtores.
O júri técnico vai analisar todas as amostras enviadas pelos produtores inscritos no concurso de acordo com parâmetros internacionais. Esta etapa do concurso contará com a participação de dez especialistas do setor cervejeiro nacional.
A assessora técnica da CNA e coordenadora do concurso, Fernanda Regina Silva, destaca a relevância desta etapa do prêmio. “Todo o processo de avaliação será feito sem identificação das marcas dos produtos e com critérios rigorosos. Para isso, vamos contar com renomados especialistas que têm a missão de selecionar os melhores produtos”, explica.
De acordo com a assessora técnica Eduarda Lee, o grande diferencial do concurso da CNA é a realização de um júri popular, que deve acontecer no final de outubro.
“Em nenhum outro concurso é realizada uma etapa como esta. Proporcionamos o contato direto do consumidor final com os produtos do concurso. Eles vão poder avaliar os produtos e verificar a alta qualidade dos produtos nacionais”, destaca.
Para esta edição do concurso está previsto também um bônus de 10% sobre a pontuação final para os produtores de cerveja que cultivem cevada, lúpulo ou outro ingrediente essencial utilizado na fabricação, ou que ainda realizem, na propriedade, turismo rural ligado à atividade cervejeira.
A última etapa do concurso será a avaliação das histórias dos produtores. A cerimônia de divulgação dos vencedores do Prêmio CNA Brasil Artesanal de cerveja está prevista para novembro.
Artesanais e Tradicionais – O concurso é uma iniciativa do Programa Nacional de Alimentos Artesanais e Tradicionais da CNA. O objetivo é valorizar os pequenos e médios produtores, com foco na profissionalização da atividade e na agregação de valor dos alimentos que produzem.
O Prêmio CNA Brasil Artesanal é realizado desde 2019. Já foram realizados concursos para produtores de chocolates, queijos, salames, cachaças, charcutaria, azeites e vinhos, cafés especiais e mel.