Brasília (22/08/2024) – O Prêmio CNA Brasil Artesanal 2024 – Cerveja amplia a visibilidade da produção e do setor no Brasil, ajuda a conquistar novos consumidores, valoriza e reconhece o trabalho dos pequenos e médios produtores em todo o país.
As inscrições para o prêmio estão abertas e os interessados têm até 15 de setembro para participar. O regulamento pode ser acessado no link
O concurso vai premiar cervejas nas categorias Ale (alta fermentação) e Lager (baixa fermentação). Para se inscrever, o produtor precisa atender à legislação e ter declarado, no máximo, cinco milhões de litros no Termo de Autodeclaração de volume de produção anual de cerveja.
O prêmio é realizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em parceria com o Sebrae, Associação Brasileira da Cerveja Artesanal (Abracerva), Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv) e Papo de Sommelière.
Para o presidente da Abracerva, Gilberto Tarantino, o prêmio da CNA apresenta características inovadoras no país como, por exemplo, a possibilidade do público também participar e escolher as cervejas preferidas.
Os produtos serão avaliados, sem identificação de marca, por um júri técnico, um júri popular e ainda será realizada a avaliação das histórias dos produtores.
“O que as cervejarias precisam é exatamente isso, é sair da bolha, e que suas cervejas sejam avaliadas por juízes, por sommeliers, por cervejeiros técnicos, mas que haja também um julgamento popular, por meio do qual possamos ampliar os limites da cerveja artesanal e conquistar novos consumidores”, destaca.
A assessora técnica da CNA e organizadora do prêmio, Fernanda Regina Silva, explica que está previsto para esta edição do concurso um bônus de 10% sobre a pontuação final para os produtores de cerveja que cultivem cevada, lúpulo ou outro ingrediente essencial utilizado na fabricação.
“Quem realiza na propriedade turismo rural ligado à atividade cervejeira também vai receber o bônus. É uma forma de valorizarmos ainda mais os produtores rurais brasileiros”, afirma Fernanda.
Os dez produtos selecionados, cinco em cada categoria, vão receber certificados e prêmios. Os três primeiros vão ganhar também o Selo de Participação Ouro, Prata e Bronze.
Artesanais e Tradicionais – O concurso é uma iniciativa do Programa Nacional de Alimentos Artesanais e Tradicionais da CNA. O objetivo é valorizar os pequenos e médios produtores, com foco na profissionalização da atividade e na agregação de valor dos alimentos que produzem.
O Prêmio CNA Brasil Artesanal é realizado desde 2019. Já foram realizados concursos para produtores de chocolates, queijos, salames, cachaças, charcutaria, azeites e vinhos, cafés especiais. Atualmente, está em andamento o concurso do mel.