Em alusão ao mês da prematuridade, Novembro Roxo, uma sessão fotográfica foi realizada e apresentada em um café da manhã dedicado às mães de prematuros, momento em que puderam compartilhar histórias de superação. A cor roxa simboliza sensibilidade e delicadeza que representam os recém-nascidos prematuros da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal – UTI-Neo do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro.
A mamãe do pequeno Joab Felipe, nascido prematuro no último mês, conta que ele está internado para tratar algumas complicações de saúde e relata: “conto com o carinho da equipe e cuidado com o meu bebê, estamos sendo bem assistidos”, explicou Géssica Cristina Rodrigues, de 26 anos, moradora do município de Presidente Médici.
Joab e Géssica participaram da sessão fotográfica com o tema, “prematuridade, um amor que nasce antes”. Os bebês foram fantasiados de super heróis e fotografados junto às mamães.
A médica neonatologia Lúcia Maiorquin, coordenadora do Método Canguru durante a homenagem, discursou “no mundo há um número gigantesco de nascimentos prematuros, nós profissionais de saúde sabemos do momento delicado que os pais vivem, por isso estamos sempre fazemos o nosso melhor, para que os bebês saiam daqui saudáveis”.
A médica leu uma poesia sobre prematuridade, e finalizou: “mães lutadoras, perseverantes, resilientes, mas com uma força absurda. Uma força que talvez venha de um útero vazio antes do tempo. Nossos parabéns a todas vocês que não desistem.”
De janeiro a outubro deste ano nasceram 730 bebês prematuros na unidade. O Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro é referência em atendimento a gestantes de alto risco e recém-nascidos no Estado. Existe toda uma equipe preparada para atender e prestar os devidos auxílios às mães, principalmente na parte psicológica, no acompanhamento do trabalho com a gestante.