O aumento de casos de dengue em Cacoal, da ordem de 20% em relação ao ano anterior, está preocupando as autoridades do município.
Durante todo o mês de abril, a Prefeitura está realizando, em todos os bairros da cidade, a Operação Cidade Limpa, ação de prevenção e combate às larvas e mosquitos Aedes Aegypt, transmissores tanto da dengue, quanto da zica e chikungunya.
De acordo com a chefe da Coordenadoria de Vigilância em Saúde, Ivani Gromman, vários município de Rondônia vive uma situação dramática, o que inclui Cacoal, onde tem acontecido alguns casos de internações, embora felizmente não tenha ocorrido casos de óbitos em razão da doença.
Segundo Ivani, é muito importante que cada morador faça a sua parte e elimine qualquer foco de água parada. No âmbito da operação cidade limpa, a população de cada bairro deve estar atenta ao calendário de recolhimento de objetos que possam acumular água à frente de suas casas, dias antes de o caminhão passar no local.
O combate ao foco de mosquito só será possível com a colaboração dos moradores, evitando água parada em seus quintais e trabalhando em parceria com a administração municipal ao se engajar em campanhas como a Operação Cidade Limpa. O engajamento da população é vital para o sucesso de campanhas como essas.
Equipes da prefeitura estarão no próximo dia 17, segunda-feira nos bairros Jardim Saúde e Village I, II e II, recolhendo entulhos e quaisquer descartes que sirvam como criadouro de mosquito da dengue.