Terça-feira, 26 de novembro de 2024 - Email: [email protected]




Prefeitos de Rondônia se preparam para a grande mobilização em Brasília no período de 27 a 30 de março



- Advertisement -

No período de 27 a 30 de março são aguardados milhares de prefeitos de todo o Brasil para participar de uma marcha em defesa dos municípios e relembrar os 25 anos da “Marcha dos Cachorros”, como ficou denominada o primeiro desses eventos, no qual os prefeitos foram recebidos por militares e seus cães, em 1998. Naquele ano, no dia 18 de maio, a marcha reuniu mais de dois mil prefeitos de todo o Brasil.

Desde então, os organizadores dizem que foram reforçadas a luta dos prefeitos para que os municípios sejam respeitados e valorizados pelos demais entes federativos, em especial o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional (Câmara e Senado).

“De cachorros, em 1998, passamos a ser recebidos em tapetes vermelhos no Congresso Nacional. Hoje, somos nós quem recebemos as autoridades dos três Poderes para ouvir nossas reivindicações. Lutamos por um pacto federativo mais justo e que possibilite aos gestores locais oferecerem melhores serviços à população. Nós pautamos a agenda política e influenciamos os rumos das políticas, das leis e das decisões judiciais em favor dos Entes locais. Atuamos junto aos três Poderes e conquistamos mais de R$ 1 trilhão de reais em recursos neste período”, afirma aulo Ziulkoski, presidente da Confederação Nacional dos Municípios.

Segundo ele, para 2023, as principais pautas são as reformas tributária, previdenciária, política e administrativa. “Precisamos ter legitimidade para defender os Municípios no Supremo Tribunal Federal (STF), precisamos garantir que novos encargos não serão criados sem responsabilidade fiscal. Nossa luta é grande, mas a nossa força nos trouxe até aqui e permitirá que nosso sonho se torne realidade”.

Em Rondônia, a marcha é organizada pela Associação Rondoniense de Municípios Arom e a expectativa é a de que um bom número de prefeitos se mobilize para mostrar a força dos municípios, pois o progresso de qualquer nação depende do crescimento e protagonismo municípios brasileiros.



Últimas Notícias





Veja outras notícias aqui ▼