O Prefeito de Ji-Paraná, Isaú Fonseca (União Brasil), entregou as obras do Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) e do Pronto-Socorro do Hospital Municipal Dr. Claudionor Couto Roriz. A cerimônia foi realizada nesta sexta-feira, em frente ao HM, com a presença de autoridades estaduais e municipais.
Durante o seu discurso, Isaú Fonseca destacou que o CDI do Hospital Municipal será o centro de diagnóstico mais completo da rede de Saúde Pública de Rondônia e o mais amplo de toda a região Norte do Brasil.
“É muito prazeroso sonhar, mas poder realizar um sonho é ainda melhor. O CDI era apenas um sonho, mais um que a população jamais acreditou que seria realidade. Já entregamos a UPA, estamos fazendo o Poeira Zero e o Ilumina Jipa, agora entregamos o novo Centro de Imagem e um Pronto-Socorro totalmente reformado e com equipamentos modernos para atender à população”, afirmou Isaú Fonseca.
O CDI contará com aparelhos de Raio-X digitais e analógicos; aparelhos de Raio-X portátil, com braços articulados; equipamentos de sistema de radiologia computadorizada; sistemas portáteis com notebook, para aquisição de imagens por meio de Raio-X e aparelhos tomografia computadorizada, mamografia e ultrassonografia.
Em breve, o local também receberá um aparelho de ressonância magnética. “A ressonância é um equipamento que necessita de um ambiente específico, dentro de uma gaiola, exigida pelos fabricantes, que garante o isolamento deste espaço e evita interferências externas”, explicou o prefeito.
“Além dessa estrutura completa, o CDI do Hospital Municipal contará com a equipe especializada, com quadro composto de 21 profissionais capacitados e preparados para lidar com os equipamentos de última geração, para prestar o melhor atendimento para a população. Todos os servidores da Saúde têm um motivo para comemorar, pois essa vitória é de todos”, afirmou a secretária municipal de Saúde (Semusa), Maria Edenite de Aquino Barroso.
Além do CDI, a Prefeitura de Ji-Paraná realizou a reforma e ampliação do Pronto-Socorro e da recepção do HM. Os locais passaram por uma reestruturação completa do espaço de atendimento de urgência e emergência, além da ampliação e reforma da fachada, recepção e dos banheiros. O PS também recebeu novos ares-condicionados, ampliação da rede de Wi-Fi (internet sem fio) e nova distribuição das tomadas da rede elétrica.
As obras no PS e no CDI foram orçadas em aproximadamente R$ 250 mil reais. O Pronto-Socorro é equipado com materiais de tecnologia de ponta, como 15 macas (camas hospitalares), aparelho de Raio-X digital portátil, monitor de sinais vitais (multiparâmetros) e ventiladores mecânicos nos leitos de emergência e estabilização.
O senador da República Marcos Rogério, os deputados estaduais Affonso Cândido (PL), Cláudia de Jesus (PT) e Nim Barroso (PSD), o presidente da Câmara Municipal de Ji-Paraná (CMJP), Welinton Fonseca (MDB), o vice-prefeito, Joaquim Teixeira (PL), e os vereadores Ademilson Procópio (PTB), Beto Wosniach (PDT), Edinho Fidelis (REP), Elvis Gomes (REP), Ida Fernandes (União Brasil), Janethe Almeida (PATRI), Joziel de Brito (MDB), Lorenil Gomes (PSDB), Marcelo Lemos (PSD), Wanderson Bença (PSB) e Westerley Cardoso (PDT) participaram da cerimônia.
A inauguração do CDI também contou com as presenças do comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM-Batalhão Tiradentes), tenente coronel Eber Milton Barros, o comandante do 2º Grupamento de Bombeiros Militar (2º GBM), major Rodrigues da Costa, o pastor da Igreja Adventista, Cícero Firmino, o Chefe de Gabinete da Prefeitura de Ji-Paraná, Ney Góes Jr, e o secretário municipal de Planejamento (Semplan), Pedro Cabeça Sobrinho, que representou os demais secretários presentes.
Na quinta (16), a Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMT) trabalha na revitalização da sinalização da área interna do Hospital Municipal. Também foram pintadas as vagas de estacionamento reservadas para ambulâncias e viaturas de polícia e as áreas de conflito (proibido parar).
Durante a cerimônia, os servidores da AMT receberam uma homenagem, com a entrega da medalha “Você vale ouro”. A honraria também foi entregue ao Prefeito Isaú Fonseca, ao presidente da CMJP, Wellinton Fonseca, à secretária Maria Edenite de Aquino Barroso, além da equipe médica, radiologia e os servidores que atuaram nas obras e pintura do Hospital Municipal.
Marco Bernardi
FOTOS: Maria Elis e Marcelo Morais