Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 - Email: [email protected]




Prefeito de Cacoal diz que obra da avenida Uirapuru deve ser retomada em 2023

Empresa que havia ganhado licitação e não cumpriu contrato fica impedida de participar de novas licitações com o município



- Advertisement -
Prefeito Adailton Fúria e deputado Cirone Deiró (esquerda para a direita)

Depois da situação de obras paralisadas serem abordadas pelo deputado Cirone Deiró, em entrevista que concedeu ao apresentador Diego Maia, da TV Allamanda, nesta terça-feira, 27/12, o prefeito Adailton Fúria veio ao público fazer alguns esclarecimentos sobre a situação.

O chefe do Executivo destacou especialmente o caso emblemático da Rua Uirapuru, com sérios problemas em obras realizadas por lá anteriormente, e afirmou que o projeto inicial para sua restruturação continha vários erros. Ele disse que as tubulações eram insuficientes e foi necessária uma readequação, fato que acaba por impactar no preço final da obra.

O prefeito conta que, depois de tudo sanado, a obra foi para licitação e uma empresa de Pimenta Bueno foi a vencedora. Essa empresa, contudo, não honrou o compromisso e não iniciou os trabalhos conforme o previsto. Por conta desse lamentável incidente,  Fúria conta que a Prefeitura já desqualificou essa empresa para futuros contratos com o município e penalizou por danos causados aos cidadãos.

Neste ano de 2023, segundo o prefeito, uma nova licitação deve ser aberta, provavelmente sob nova planilha. Ele estima que, com a evolução dos preços, a obra deverá custar 300 mil a mais do que no projeto inicial.

Adailton Fúria justificou o fato de não feito novo procedimento licitatório em novembro ou dezembro porque, segundo ele, não era vantajoso licitar nesse período, pois somente agora no fim de dezembro o governo federal lança uma nova tabela de custo. Além disso, não é possível iniciar uma obra de drenagem e pavimentação nesse período de chuvoso.

“A situação da obra da Uirapuru não é nada simples. A localidade demanda uma obra de engenharia bem planejada. Provavelmente será necessária uma nova rede de captação pluvial. Se a drenagem e captação fluvial não for criteriosamente projetada, será impossível a realização de uma obra duradoura”, conta.

O prefeito também falou sobre o asfaltamento e drenagem na Rua Aluízio Ferreira. Ele conta que nessa localidade será necessária uma nova rede de captação. A prefeitura aguarda o DER autorizar uma galeria que irá levar o desaguamento, via Teleclube, até chegar ao Pirarara.

Apesar de todos os problemas, o prefeito afirmou que nesses dois anos em que ele está no cargo, a prefeitura fez milagres. No período, foi realizado o levantamento topográfico de 86 ruas e feito o projeto da Seizinha, próximo ao Hospital Regional. A equipe trabalhou ainda no projeto do Bairro Liberdade (que não consta do projeto Tchau Poeira) e no Bairro Josino Brito. Embora alguns poucos projetos tenham sido terceirizados, 80% deles foi realizado pelo próprio setor de engenharia da Prefeitura.



Últimas Notícias





Veja outras notícias aqui ▼