O prefeito de Cacoal, Adailton Fúria, esteve presente em sessão solene na qual a Câmara Municipal de Cacoal homenageou ao campus de Cacoal do IFRO, que completou 10 anos de instalação no município. Na oportunidade, o professor Davys Sleman de Negreiros, que por muitos anos foi o diretor geral da instituição no município, foi agraciado com o título de Cidadão Benemérito do Município de Cacoal.
A entrega do Título foi realizada pelo Prefeito Adailton Fúria, representando o Executivo, e pelo vereador Romeu Moreira, que representou o Legislativo. Diversas autoridades e personalidades do município estiveram presentes ao evento, entre eles os vereadores Edimar Kapiche, Paulo Roberto, Ezequiel Câmara, Paulo Henrique Silva, Luiz Antonio Fritz e o já citado Romeu Moreira. O presidente da Subseção da OAB, Diogenes Nunes de Almeida, o Secretário Municipal de Educação, Gildeon Alves, o reitor do IFRO em Rondônia, Edslei Rodrigues de Almeida e o Coordenador Regional de Educação Severino Bertino também marcaram presença. Servidores e alunos do Ifro também estiveram presentes, como foi o caso do acadêmico Alexandre Garcia, que também compôs a mesa, ao lado do reitor e do diretor geral do Ifro.
Em seu discurso, o prefeito Adailton Fúria falou sobre a importância do Ifro para Cacoal, um município que tem na agricultura e pecuária grande parte de sua fonte de riqueza. Furia afirmou que nesses 10 anos o IFRO foi parceiro do município, formando profissionais capacitados na área do agronegócio. O prefeito também afirmou que o título concedido ao professor Davys Sleman de Negreiros fez justiça a uma pessoa honrada, dedicada, e que, com o seu vasto conhecimento e capacidade, contribuiu enormemente com este município.
BREVE RESUMO HISTÓRICO DO IFRO EM CACOAL
A história do IFRO, Campus Cacoal, surge ante a realidade do município e região, que necessitava de uma instituição educacional que oferecesse cursos de tecnologia, licenciatura e outros. A instalação do campus viabilizou-se pela doação da Escola Agrícola Municipal de Ensino Fundamental Auta Raupp ao IFRO, efetivada pela Lei Municipal nº 2.449, de 21 de maio de 2009, e abrange toda a área de ocupação da Escola Auta Raupp, composta por um lote de 50 hectares. Em 1º de fevereiro de 2010, o Núcleo foi transformado em campus avançado, ainda como extensão do IFRO Ji-Paraná e a partir de 2012, o Campus Avançado tornou-se Campus Cacoal e passou a intensificar sua busca por uma política pedagógica que atendesse às necessidades da comunidade.
Essa aproximação se tornou ainda mais estreita em 2014, quando o IFRO realizou audiência pública para apresentar um relatório de pesquisa com os cursos que seriam prioridade em futuras implementações oferecidas pelo campus. Deste encontro formalizou-se a oferta da Licenciatura em Matemática, que teve início no segundo semestre de 2014. Além disso, no mesmo ano os servidores do campus empenharam-se na confecção do Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, que formou suas primeiras turmas em 2015. No ano seguinte, o Campus Cacoal iniciou o Curso Técnico em Informática, também na modalidade integrada ao Ensino Médio e o curso Tecnólogo em Agronegócio.
VEJA AS FOTOS
VEJA TAMBÉM
Valdeci Lopes é homenageado pela contribuição nos dez anos do Ifro, Campus de Cacoal, RO