Provavelmente alguém já ouviu que é necessário equilibrar o consumo de proteínas com vitaminas, minerais, carboidratos complexos e gorduras saudáveis, não é mesmo? O que não impede de haver sempre um questionamento em prol do lado saudável, por exemplo: pode comer barra de proteína todo dia?
Comer barra de proteína todo dia não é o ideal
“As barras de proteínas não devem substituir os alimentos in natura. Como diz aquela frase: ‘Descasque mais, desembale menos´”, afirma a nutricionista Iana Mizumaki, integrante da Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (ABRASSO).
Ela acrescenta que a composição das barras de proteínas costuma incluir elevadas quantidades de carboidratos e gorduras, por isso o aporte calórico é alto. “As barras de proteína devem ser utilizadas mais em situações de emergência, quando a pessoa está fora de casa e sem opção de um alimento mais saudável”, sugere Mizumaki.
Rotina diária
A nutricionista Iana Mizumaki explica que a inclusão das barras de proteína no plano alimentar deve ser analisada de acordo com a rotina de alimentação, a prática de exercícios físicos e os objetivos de saúde pessoais.
A nutricionista Serena del Favero, do Espaço Einstein Esporte, aconselha que se observe o rótulo, onde estão discriminados os ingredientes, antes de comprar as barras de proteína. “Costumo recomendar as mais naturais, feitas com poucos ingredientes e de qualidade, sem aditivos alimentares, como sal, açúcares, gorduras, modificadores de textura e sabor ou conservantes”, afirmou.
Ao mesmo tempo em que não existe uma determinação de consumo diário de barra de proteína, já que dependem de vários fatores, como rotina de alimentação, prática de exercícios físicos e objetivos de saúde, o que há é a sugestão de modelo natural.
“As que costumo recomendar com mais frequência são as mais naturais, feitas com poucos ingredientes e de qualidade sem aditivos alimentares, como sal, açúcares, gorduras, modificadores de textura e sabor ou conservantes”, falou em contato com a reportagem a nutricionista do Espaço Einstein Esporte Serena del Favero.
É melhor comer barra proteica em qual hora do dia?
“As barras de proteína são mais recomendadas para serem utilizadas em situações de emergência quando você está fora de casa e sem opção de um alimento mais saudável. Ela é uma opção prática para ter na bolsa ou no carro”, sugeriu Mizumaki.
A indicação do consumo de barra de proteína para quem treina
A maioria possui elevada quantidade de carboidratos em sua composição e sendo assim pode aparecer tanto antes quanto depois do treino. “Além de proteínas, contém carboidratos, que fornecem energia para o treino quando consumidas antes, e ajudarão no processo de recuperação muscular quando consumidas após o treino”, detalhou a nutricionista esportiva Gabriela Mieko.
Quais sabores denotam o lado gorduroso da barra proteica?
“Não existe relação direta entre o sabor e o valor nutricional de uma barra de proteínas. Especialmente para aquelas, que utilizam aromatizantes e flavorizantes artificiais. Além de olhar para a tabela nutricional, é sempre interessante ler a lista de ingredientes para saber se as gorduras são provenientes de ingredientes saudáveis que compõem a barra ou devido à adição de óleos e gorduras que modificam a textura”, pontuou Serena.
Pode comer barra de proteína antes de dormir?
“Tudo depende do contexto alimentar. Se a pessoa não alcançar sua meta de proteínas no dia e sentir fome mais no período noturno, pode ser uma boa opção para saciedade”, concluiu a Dra. Iana Mizumaki.