A primeira etapa deste ano, da campanha de declaração de rebanhos à Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril – Idaron, uma das mais importantes ações para que Rondônia mantenha o status internacional de área livre de febre aftosa sem vacinação, terá início em pouco mais de uma semana, no dia 1º de maio.
Vale lembrar que declaração de rebanhos é obrigatória e tem foco nas produções de bovinos, bubalinos, suínos, caprinos e ovinos (animais suscetíveis à febre aftosa), além de equídeos e aves. Para sua maior comodidade, o produtor rural deve declarar preferencialmente pela internet, no site da Agência (www.idaron.ro.gov.br), cujo acesso estará liberado dia 1º de maio. O prazo para declaração vai até 31 de maio
“É de extrema importância que o produtor faça a declaração dos rebanhos, para que a Idaron mantenha atualizada o banco cadastral de dados. Esse é um dos compromissos que integra a política de responsabilidades compartilhadas”, destaca o presidente da Agência Idaron, Julio Cesar Rocha Peres.
Além das informações relacionadas a atualização dos rebanhos, serão levantadas informações de produção de aves, peixe/pescados, frutas cítricas e banana, com perguntas diretas e simples para que as informações referentes a essas culturas possam ser atualizadas.
O presidente da Idaron chama atenção para outra questão importante: “a partir do início do período de declaração, a emissão da Guia de Trânsito Animal passa a estar vinculada à declaração de rebanhos. Ou seja, o produtor só poderá emitir GTA depois que regularizar o rebanho junto à Idaron”, explica.
Clique aqui para fazer o DOWNLOAD do relatório de declaração de rebanhos.