Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 - Email: [email protected]




SENAI e SENAC realizam palestras de prevenção à saúde mental



- Advertisement -

O SENAC está realizando em Cacoal uma série de palestras sobre prevenção à saúde mental, debatendo temas como depressão, automutilação e suicídio, sendo voltada para adolescentes aprendizes. As palestras tiveram início na última quarta-feira (1º) e prosseguem nesta quarta (8) e quinta feira (9).

De acordo com os coordenadores, os eventos estão sendo realizados no SENAI e também na Igreja São Judas Tadeu. As palestras em Cacoal estão acontecendo no período da manhã e à tarde.

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho (SEMAST) tem parceria com o SENAC, através da qual, menores do Abrigo Pingo de Gente participam como alunos nesse evento e como contrapartida, cedeu o servidor e terapeuta Roqueley Cleber Mariano Góis para que ele atue como um dos palestrantes nessa série de palestras.

De acordo com o terapeuta Roqueley Cleber, durante a palestra, são realizadas dinâmicas para que os participantes sejam sensibilizados sobre a importância e cuidados com a saúde emocional, trabalhando por uma cultura da saúde mental por meio de informações e conhecimentos em todos os espaços.

São abordados os diversos aspectos que podem influenciar de forma negativa a saúde mental, sendo necessário lidar com as emoções, buscando trazê-las ao como positivo. A melhoria na saúde mental é alcançada com mudanças ao longo do tempo, impactando positivamente corpo e mente.

De acordo com a psicóloga clínica e social Aline, são registrados no Brasil cerca de 12 mil suicídios todos os anos. Desse total, 9 em cada 10 poderiam ser evitados através de apoio de profissionais e de familiares. No mundo todo, entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio é uma das maiores causas de morte. É uma estatística muito grande e, a cada 40 segundos, uma pessoa tenta o suicídio; 79% ocorre em países de baixa e média renda. Há uma questão social e histórica associada. E os meios mais comuns são por ingestão de pesticida, enforcamento e arma de fogo. A pesquisa mostra ainda que 51% dos casos ocorrem dentro de casa e uma de cada três tentativas chega ao sistema de saúde.



Últimas Notícias





Veja outras notícias aqui ▼