Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 - Email: [email protected]




Otimização da área aumenta produção de silagem

As populações de plantas variam entre 60 mil e 85 mil unidades por hectare



- Advertisement -
“A produção de silagem de milho envolve uma série de decisões” – Foto: Pixabay

De acordo com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), os gastos com a alimentação do gado leiteiro podem representar mais da metade dos custos operacionais efetivos (COE), tornando a silagem de milho uma opção crucial para manter a produtividade do rebanho com custos reduzidos. Para maximizar os resultados econômicos, é fundamental aumentar a densidade populacional de plantas em sistemas de cultivo adequados, selecionando híbridos de milho apropriados e adotando práticas de cultivo eficientes.

Um estudo realizado em Chapecó (SC) pela equipe de Desenvolvimento de Produtos da LongPing demonstrou que o aumento na densidade populacional de plantas resulta em maior produtividade de matéria seca por hectare, com avaliações de dois híbridos de milho recomendados para silagem na região Sul, o MG545 da Morgan e o FS533 da Forseed, fornecendo insights valiosos para os produtores locais.

“A produção de silagem de milho envolve uma série de decisões, desde o manejo até a época ideal de semeadura. O estágio de maturidade da planta e fatores como densidade e altura de corte podem influenciar significativamente a produção, a qualidade nutricional e a digestibilidade do alimento, afetando o desempenho dos animais”, afirma Anderson Versari, gerente nacional de desenvolvimento de produtos e gerente de portfólio na LongPing High-Tech.

Durante a safra de verão, as populações de plantas variam entre 60 mil e 85 mil unidades por hectare, porém, aumentar o volume de plantas em um mesmo espaço pode resultar em maior quantidade de matéria seca por área, reduzindo o custo de produção da silagem. Silagens de melhor qualidade, com alto teor de nutrientes e digestibilidade, têm o potencial de diminuir o custo da dieta total dos animais, pois reduzem a necessidade de alimentos concentrados. Para compreender o comportamento dos híbridos MG545 e FS533 na Região Sul, as sementes foram avaliadas sob diferentes populações, analisando resultados quantitativos em um mesmo ambiente, utilizando três tratamentos com duas repetições e delineamento experimental de blocos ao acaso.



Últimas Notícias





Veja outras notícias aqui ▼