O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) tem intensificado as ações da Operação Lei Seca (OLS) em todo o estado, com objetivo de reduzir o número de mortes e feridos no trânsito, em consonância com as diretrizes do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans). As ações contam com a participação dos agentes de fiscalização da Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito (Dtfat), em parceria com o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), que realizam a ação. também de forma itinerante.
“Ficamos em diversos pontos estratégicos, visando expandir a eficiência da fiscalização e coibir a prática de dirigir sob a influência de álcool. A utilização de equipamentos modernos e a capacitação contínua dos agentes de trânsito, têm contribuído para eficácia das operações”, explicou o diretor da Dtfat, Brenno Dionizio.
O Plano Nacional de Trânsito (Pnatrans) tem sido um importante marco na política de segurança viária no Brasil. As ações do Detran-RO estão alinhadas com as diretrizes do Pnatrans, que visam reduzir o número de mortes e feridos no trânsito em todo o país.
NOTIFICAÇÕES
Os resultados das ações de fiscalização da Dtfat têm sido positivos. No mês de setembro, foram realizadas 5.044 abordagens, resultando em 2.155 notificações de irregularidades, 621 testes de alcoolemia, com o flagrante de 416 condutores embriagados, 227 prisões por crime de trânsito, e 394 condutores inabilitados. “Queremos reduzir significativamente o número de feridos e diminuir o número de mortos no trânsito, e isso só é possível acontecer através das ações educativas, as quais conscientizem as pessoas sobre o risco de beber e dirigir, e fiscalizando quem insiste em desobedecer a lei”, evidenciou Brenno Dionizio.
CONSCIENTIZAÇÃO
Além da fiscalização, o Detran-RO tem intensificado as ações de educação ao trânsito, com o intuito de conscientizar a população sobre os perigos da direção sob a influência de álcool e outras drogas. Com as campanhas “Álcool X Direção”, de combate à embriaguez ao volante, e “Vai de Boa”, em combate ao desrespeito do limite de velocidade, o Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia tem executado palestras, campanhas publicitárias e ações nas escolas como estratégias para mudar o comportamento dos condutores.
O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, destacou a importância da Operação Lei Seca para segurança viária em Rondônia. “A direção sob a influência de álcool é uma das principais causas de sinistros no trânsito. Ao intensificar as ações de fiscalização, estamos salvando vidas e assim, garantir um trânsito mais seguro para todos.”